FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

O que são Transientes?

São interferências ou ruidos muitas vezes aleatórios e prejudiciais, que aparecem na tela do computador provenientes de aparelhos como aspirador de pó e liquidificadores.

O que é um Apagão ou Blecaute?

Falta do fornecimento de energia elétrica provinda de problemas com a concessionária local.

O que é Subtensão e Sobretensão?

A subtensão acontece quando a concessionária de fornecimento de energia local, por algum problema em seu sistema, esteja fornecendo uma energia ABAIXO dos limites padrões estabelecidos para a região. Exemplo: A tensão da região é 115V e na medição esteja chegando abaixo deste valor, como 100V, 90V etc.

A sobretensão acontece quando a concessionária de fornecimento de energia local, por algum problema em seu sistema, esteja fornecendo uma energia ACIMA dos limites padrões estabelecidos para a região. Exemplo: A tensão da região é 115V e na medição esteja chegando acima deste valor, como 130V, 140V etc.

O que é Carga?

É todo e qualquer equipamento, ou dispositivo, que necessita receber alimentação de uma fonte de energia para funcionar.

O que é Carga da bateria?

É a quantidade de energia presente na bateria.

O que é tensão Monovolt:

É quando a entrada e a saída de um estabilizador ou nobreak seja de uma única tensão.

Exemplo: 115V na entrada e 115V na saída.

O que é tensão Bivolt?

É quando a entrada de um estabilizador ou nobreak permita o uso de duas tensões e a tomada de saída permanece fixa em somente uma tensão.

Exemplo: 115V/220V na entrada e 115V na saída.

 

O que é tensão Full-Range? (Exclusividade TS SHARA)

É quando a entrada de um estabilizador ou nobreak permita uma Ampla faixa de tensão na entrada que vai comumente de abaixo de 100V até mais que 250V e a tomada de saída permanece fixa em somente uma tensão.

DEFINIÇÕES

Filtro de Linha

Condicionam a rede elétrica, eliminando ou reduzindo ruídos, surtos de tensão e picos rápidos de tensão ou interferências eletromagnéticas (EMI) e rádio frequência (RFI).

Autotransformadores

Transforma a rede elétrica de 115V para 220V ou de 220V para 115V dependendo do modelo do transformador. A TS Shara disponibiliza ainda um Autotransformador inteligente, este modelo possibilita o usuário ligar sua entrada em qualquer rede (115V ou 220V) e nele possuem 2 tomadas tripolares sendo uma na cor preto com saída 115V e outra na cor vermelho com saída 220V. Este modelo ainda permite que sejam usados aparelhos 115 ou 220V simultaneamente.

Protetores

Condicionam a rede elétrica, eliminando ou reduzindo ruídos, surtos de tensão e picos rápidos de tensão ou interferências eletromagnéticas (EMI) e rádio frequência (RFI). Também oferece a comodidade de transformar automaticamente a tensão de 220V para 115V.

A TS Shara também disponibiliza nesta linha o protetor Anti-Raio, este foi dimensionado com a mais alta tecnologia para proteger de forma eficiente os equipamentos a ele ligados contra surtos de tensão provenientes da rede elétrica tais como: Raios (descargas elétricas),

picos de tensão, curtos circuitos etc, além de proteger também o ponto de energia (tomada) contra sobre-carga de equipamentos.

Estabilizadores

Corrige a tensão que recebe da rede elétrica e a fornece estabilizada em sua(s) saídas, protegendo equipamentos ligados a esta(s) tomada(s) contra tensões inadequadas. (sub/sobretensão). Também incorporam o filtro de linha e varistor, tornando-os eficientes também contra ruídos e surtos de tensão.

Nobreaks (UPS)

O Nobreak é um equipamento que fornece energia elétrica sem interrupção durante a falta de rede elétrica, subtensão, sobretensão ou transientes usando bateria(s) como fonte de energia. Também incorporam o filtro de linha e varistor, tornando-os eficientes também contra ruídos e surtos de tensão.

O termo Nobreak é muito usado no Brasil, mas o verdadeiro nome desse tipo de equipamento é UPS – Uninterruptible Power Suply – (Fonte de energia sem interrupção).

GLOSSÁRIO

BA – Bateria automotiva.

BS – Bateria selada interna.

KVA – “Kilo Volt Ampère” Unidade de medida de potência. Esse sigla usualmente é usada para o descrever uma potência igual ou superior a 1000VA

Ex. 1000VA = 1KVA

VA – “Volt Ampère” Unidade de medida de potência. Esse sigla usualmente é usada para o descrever uma potência inferior a 1000VA.

Ex. 0,5KVA = 500VA

VOLT (V)- É a unidade de medida de tensão.

AMPÈRE (A) – Unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.

WATT (W)- Unidade de medida de potência, usada para medir a potência real do equipamento.

MTBF – Tempo médio entre falhas.

MTTR – Tempo médio exigido para reparo Esse número expressa a facilidade de reparo de um equipamento, quanto menor o MTTR, menor o tempo de conserto.

 

close