Acabou a luz? Saiba como proteger seus equipamentos eletrônicos de oscilações

Vida Moderna

Nobreaks e estabilizadores mantêm a energia elétrica constante e protegem equipamentos em casos de instabilidade

Todos os anos o Brasil registra inúmeras quedas de energia elétrica, que prejudicam milhares de pessoas.

Em março foi a vez de 14 estados das regiões Norte e Nordeste serem afetados após falha em subestação no Pará. Na ocasião, 70 milhões de pessoas ficaram sem energia por mais de 6 horas. A falha também atingiu estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Um ajuste indevido no sistema foi o que causou a falha e interrompeu a transmissão de energia.

Não só problemas como o mencionado geram quedas de energia, mas inúmeros fatores, como chuvas, raios na rede elétrica, estiagem ou problemas nas usinas elétricas. Independente do motivo, a instabilidade na rede pode causar danos permanentes em equipamentos eletrônicos. Por exemplo, uma televisão de última geração pode simplesmente queimar sem conserto por uma queda de energia.

Para impedir qualquer tipo de prejuízo, existem alguns dispositivos que ajudam a otimizar a rede elétrica em situações de risco.

Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, explica a importância desses equipamentos de proteção de energia. “A partir do momento em que se investe em nobreaks e estabilizadores de tensão, os eletroeletrônicos ficam protegidos de inconsistências de energia. O risco também é diminuído sensivelmente em caso de curtos-circuitos e outros problemas”, afirma.

Um nobreak oferece energia adicional para realizar o desligamento seguro do aparelho, além de proteger contra curto circuitos, picos de tensão, sub e sobretensão e descarga de bateria, amenizando danos e permitindo salvar dados importantes.

Já os estabilizadores, como o próprio nome diz, ajudam a estabilizar a tensão caso aconteça alguma alteração na rede elétrica, transformando as tensões altas e baixas em constantes e estáveis. Outros dispositivos que impedem os problemas nos equipamentos por descargas elétricas e variações de energia são protetores antirraio e filtros de linha.

Confira abaixo algumas dicas de como cuidar de seus equipamentos:

1. Se ocorrer um apagão, desligue todos os aparelhos (no botão Desligar ou retire da tomada);

2. Não mexa em aparelhos durante chuvas ou raios. Se for necessário, retire primeiro da tomada;

3. Não se deve entrar em contato com aparelhos de metal protegidos por cabos, como facas e alicates;

4. Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.

 

 

close