Como fazer a instalação de Nobreak em sua casa

Alguns equipamentos são muito uteis quando pensamos em proteção contra quedas de energia. Os estabilizadores, por exemplo, são responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica, fornecendo aos aparelhos eletrônicos conectados a ele, uma alimentação limpa e segura. Os nobreaks também possuem essa função, mas em blecautes e alterações na rede, eles são capazes de oferecer aos aparelhos energia por meio de uma bateria, durante um determinado período de tempo, que varia de acordo com a potência do próprio nobreak e dos equipamentos conectados nele.

Para quem pensa em adquirir um nobreak para proteger seus computadores, impressoras, televisores, aparelhos de som, dentre outros, é importante ficar atento ao modo de instalação do produto, para garantir sua máxima eficiência e durabilidade, evitando também danificar o nobreak. O manual disponibilizado pela TS Shara em seu site e junto com o produto, na sua compra apresenta alguns fatores que devem ser considerados durante a instalação, seja ela em residências, empresas e outros locais:

Instalação do Nobreak – Passo a Passo:

Observe primeiramente se o nobreak é monovolt, Bivolt Full-Range (115V,115/220V, ou ainda faixa total) Se for Monovolt 115V, use-o somente em uma rede elétrica 115V. Caso seja Bivolt ou Full-Range, o Nobreak pode ser ligado em qualquer rede elétrica, pois estes são automáticos e reconhecem a energia no qual está sendo conectado, fornecendo em suas saídas uma energia pura em 115V.

Como fazer a Instalação de Nobreak em sua casaDepois de conectar o nobreak diretamente na tomada,  antes de conectar qualquer aparelho eletrônico nele, observe se a potência deles não excede a suportada pelo equipamento e não use benjamins ou extensões nele, para não ultrapassar sua capacidade de alimentação;

Ligue o nobreak na chave de liga/desliga e ele irá reconhecer a rede elétrica. Recomenda-se que o equipamento seja carregado por no mínimo 10 horas;

Feitas as observações, conecte os aparelhos desejados nas tomadas de saída, geralmente localizadas no painel traseiro. O número de tomadas varia de acordo com cada modelo de nobreak, podendo ser, na maioria dos casos, de 4, 6 ou 8;

Faça uma simulação de falta de energia, tirando o nobreak da tomada. Verifique se os aparelhos conectados a ele permanecem funcionando. No momento da falha da rede, o nobreak emite um longo apito e o led “bateria” é acendido para indicar que é ela que está fornecendo a energia para os aparelhos.

Após realizar a instalação correta do nobreak ele já pode usado normalmente. Fique atento ao local em que posicionar o equipamento, pois é importante que ele esteja em um ambiente limpo, com circulação de ar, que não ultrapasse os limites de temperatura e umidade e de preferência fique à 10 cm da parede.

 

close