Melhor forma de usar um nobreak

O nobreak ou UPS possibilita regular a voltagem e a pureza da energia que chega aos eletrônicos conectados a esse recurso. Quando ocorre queda de energia, esse dispositivo alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, proporcionando autonomia e segurança para o usuário salvar as informações e desligar o computador, por exemplo.

Evitar a perda de equipamentos eletrônicos e dar mais tranquilidade para utilizá-los são algumas das vantagens do nobreak. Para você usufruir desse aparelho da melhor maneira possível, é necessário seguir alguns procedimentos que serão abordados a seguir.

Tenha bastante atenção com a vida útil das baterias. De acordo com a maioria dos fabricantes, elas duram, em média, dois ou três anos. Depois desse período, é possível ocorrer falhas e problemas no carregamento. Em cinco anos, a bateria não tem mais condições de fazer a recarga.

É possível ligar o nobreak em uma régua ou filtro de linha. A recomendação é fazer a ligação do dispositivo ao filtro de linha, pois esse equipamento tem mais capacidade de protegê-lo. De acordo com especialistas, não é recomendado instalar estabilizadores ao nobreak por questões de segurança.

Um dos fatores que explicam esse procedimento é que o nobreak necessita recarregar a bateria depois da utilização. Isso faz com que o consumo em volt-ampère (VA) aumente em 15% ou até mais. Caso o estabilizador tenha capacidade igual ou menor do que o nobreak, ele poderá desligar ou explodir ao excedê-la.

Detalhe sobre os Nobreaks

Detalhes sobre NobreakUm detalhe interessante sobre os nobreaks é que eles têm números que mostram o grau de potência em VA e indicam a quantidade de energia que a bateria pode gerar, quando há problemas no fornecimento de eletricidade. Com essa informação, é possível saber o tempo que esse dispositivo pode manter outro aparelho funcionando.

É aconselhado ainda ficar atento ao número de eletrônicos que serão conectados ao nobreak. Além disso, é preciso avaliar a corrente elétrica que cada um deles necessita. Assim, você terá um conhecimento amplo da potência do UPS. Quanto maior ela for, mais aparelhos poderão ser atendidos e maior será o tempo de alimentação, caso haja problemas no fornecimento de eletricidade.

Para os que desejam comprar um bom nobreak, é recomendado calcular o número de volt-ampère. Isso é feito somando as potências dos equipamentos que ficarão conectados a ele. Normalmente, um monitor de LCD pode consumir de 17 a 30 watts. Variando de acordo com o modelo escolhido, é possível um computador consumir de 50 a 550 watts.Tenha convicção de que esse equipamento é uma ótima opção para evitar, ao máximo, problemas provocados pelas quedas de energia nos dispositivos. Qualquer detalhe é importante para adquirir um nobreak que satisfaça às suas expectativas.

A TS SHARA possui ampla linha de Nobreaks, Estabilizadores e filtros de linha capazes a atender quaisquer demandas de uso e necessidades em proteção de energia.

 

close