Perigo: Utilizar celular com carregador pode causar acidentes

DHoje Interior

Notícias de acidentes com celulares no carregador estão ficando cada vez mais comuns. No começo do mês de julho o carregador de um menino de 13 anos de Recife explodiu enquanto estava plugado na tomada. Outro mais recente foi o de um adolescente no Ceará que foi eletrocutado após atender uma ligação enquanto o celular estava carregando. Um dos primeiros cuidados a ser tomados é o de não comprar carregadores genéricos.

“Uma diferença de tensão elétrica entre o aparelho e o carregador já é o suficiente para causar uma explosão”, afirma o engenheiro eletrônico e coordenador de desenvolvimento de produtos da TS Shara, Claudinei Monteiro.

“Os celulares contam com uma proteção, mas quando a bateria começa a aquecer, mesmo fora do carregador, é hora de trocar de celular”, complementa Claudinei.

Deixar o celular carregando por mais tempo que o necessário e o uso de carregadores falsiPerigo: Utilizar celular com carregador pode causar acidentes ficados também podem causar incêndios. Outro acidente comum envolvendo celulares são os choques.

“Utilizar o celular ou deixar carregando em ambientes úmidos, como o banheiro, pode causar choques elétricos”, conta o engenheiro. Deixar o celular carregando durante incidências de raios ou em uma extensão com vários aparelhos conectados acabam sobrecarregando a rede e acabam se tornando um grande perigo, pois podem explodir e causar um incêndio.

“As pessoas devem esquecer os mitos de que o carregador genérico cumpre o mesmo objetivo que o de marca e que não há necessidade de investir em acessórios originais por serem mais caros. Os riscos pelo uso de um carregador falsificado são gigantes e nenhuma vida vale a economia”, disse Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.

 

close