Quais os tipos de Nobreak e suas funcionalidades

Uma das preocupações recorrentes de quem utiliza aparelhos eletrônicos é sobre a queda ou mudança na distribuição de energia elétrica, comum principalmente aqui no Brasil, o que acaba por danificar parcial ou totalmente os equipamentos. O nobreak, também conhecido como UPS, é um equipamento que tem como objetivo proteger os aparelhos contra curto circuitos nas saídas, sub e sobretensão, sobrecargas, picos, variações ou possíveis quedas bruscas na rede elétrica, fornecendo energia limpa e sem interrupções.

Através da alimentação proporcionada por uma bateria previamente carregada, o nobreak continua fornecendo energia por um determinado período de tempo, para que o usuário consiga desligar o aparelho da maneira correta e caso precise, salvar seus arquivos sem correr risco de perdê-los. Dessa forma, ele é capaz de prolongar a vida útil dos aparelhos conectados a ele.

Tipos de Nobreak

Há diversos modelos de nobreak e seus tipos podem variar entre off-line, linha-interativa e on-line, cada um mais adequado para um local específico, que pode variar entre servidores de rede, microcomputadores, automação bancária e comercial, dentre outros:

Tipos de NobreakOff-line ou standby:

É um dos mais comuns no mercado e mais indicado para residências e escritórios, com equipamentos de menor porte, pois utiliza a bateria somente quando há interrupções para conter os impactos causados pela variação da energia;

Linha Interativa:

É apenas um pouco diferente do off-line. Seu diferencial é conter uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR, que ajusta as flutuações e mudanças que ocorrem na rede elétrica, protegendo os equipamentos conectados a ele dessas alterações. Sua capacidade de reparar danos vindos da rede elétrica o tornam um modelo eficiente e muito indicado também em casas e escritórios;

On-line com dupla-conversão:

É capaz de fazer a corrente alternada primeiramente ser convertida para a direta, abastecendo a bateria e ligando o inversor. Essa peça transforma novamente a energia em corrente alternada, mas dessa vez, limpa e com voltagem constate. É mais indicados para servidores, hospitais e outros locais e equipamentos que necessitam de energia contínua, sem interrupções, pois sua bateria está sempre em funcionamento.

Cada tipo e modelo de nobreak tem sua funcionalidade específica e trabalha com precisão para proteger os equipamentos conectados a ele. É importante analisar quais dispositivos o usuário quer preservar e suas respectivas potências, dessa forma é possível escolher o nobreak mais adequado. Vale lembrar que esse equipamento não deve ser usado como alimentação de energia contínua e sim em quedas e mudanças de energia, pois sua bateria, mesmo possuindo uma autonomia, tem vida útil e deve ser trocada dentro de um período de tempo.

A TS Shara possui em sua linha todos os modelos e tipos de Nobreaks, com potências e autonomias dedicadas a atender quaisquer demanda de consumo.

 

close