Qual a diferença entre um nobreak e um estabilizador

Proteger os aparelhos eletrônicos de possíveis eventualidades, como quedas na rede de energia, causadas por diversos fatores, como chuvas e raios, que podem prejudicar e danificar toda a estrutura do equipamento, é uma preocupação recorrente de quem utiliza esse tipo de serviço.

No mercado há diversas opções de produtos com o objetivo de cuidar dos aparelhos e o nobreak e o estabilizador se destacam nesse requisito. Mas como saber qual é o mais indicado para o seu comércio, residência ou empresa?

Como funciona um EstabilizadorComo funciona o Estabilizador

O estabilizador transforma as tensões altas e baixas em constantes e estáveis, como um funil e como seu próprio nome diz, sua função é estabilizar a tensão, pois analisa a energia que chega até ele antes de enviá-la aos equipamentos. Caso ocorra alguma alteração na rede elétrica ele está preparado para conter as mudanças. Oferece proteção eletrônica em casos de sobrecarga, surtos de tensão e sub/sobretensão.

O aparelho recebe a carga elétrica e a estabiliza com a capacidade certa para cada equipamento, evitando possíveis danos. Também possui um fusível de proteção e uma chave seletora da tensão da rede, para conter situações mais instáveis. Para quem precisa conectar mais de um aparelho na tomada e sabe dos riscos de acontecer um curto-circuito, o estabilizador é uma ótima opção, pois é extensor de capacidade para tomadas. Podem ser utilizados em diversos ambientes, como residências e locais comerciais.

Como funciona o Nobreak

Como funciona o NobreakNobreak é também um bom sistema de proteção. Além de estabilizar a tensão, quando a energia cai ele continua operando por um determinado período de tempo, que varia de acordo com o aparelho e o número de equipamentos conectados a ele, com uma bateria pré-carregada. Dessa forma é possível salvar os arquivos importantes e desligar o computador da maneira correta, sem riscos de danificá-lo. Eles podem ser conectados em diversos aparelhos, como televisões, videogames, roteadores e telefones sem fio.

Os nobreaks podem ser, basicamente, off-line ou standby, mais recomendado para pequenos aparelhos de escritório ou residências, e o on-line, que fica constantemente em funcionamento, sendo mais indicado para servidores e hospitais, que necessitam de seus aparelhos 24 horas por dia.

É importante ter um equipamento de proteção para os aparelhos eletrodomésticos, mas é essencial avaliar em qual local e equipamento deseja utilizar, para garantir um cuidado completo.

 

close