Chuvas de verão aumentam os riscos de quedas de energia

Chuvas e Trovões

Cuidados simples e uso de equipamentos de proteção de energia ajudam a evitar transtornos durante os temporais de verão e quedas de energia.

Apesar das altas temperaturas que a estação mais quente do ano apresenta, existem outros transtornos ligados ao Verão, como é o caso das fortes chuvas que acontecem em boa parte do Brasil.

Além dos perigos causados por alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, que resultam em mortes e na perda de bens materiais, bem como as dificuldades de transporte, as fortes chuvas de Verão também podem afetar a rede elétrica e, por consequência, prejudicar não só aparelhos eletrônicos, como causar acidentes. De acordo com Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, este é um momento que todos devem tomar muito cuidado pois “as fortes chuvas podem causar tanto apagões como choques elétricos provenientes dos raios, dessa forma, além dos aparelhos elétricos e telefônicos correrem riscos, os seus consumidores também são um alvo”, comenta.

Além disso, o especialista afirma também que os blecautes e as oscilações de energia diminuem o tempo de vida dos equipamentos. Nesse sentido, o uso de equipamentos de proteção de energia, como nobreaks e estabilizadores de tensão, é indicado. “Os nobreaks funcionam como reservas de energia para uma hora de necessidade, além disso, evita a perda de dados e ameniza os problemas causados a qualquer dispositivo ligado a ele. Por outro lado, os estabilizadores de tensão impedem que os aparelhos sejam afetados diretamente. Ou seja, a diferença é que o estabilizador atua contra as oscilações de energia, nivelando a voltagem recebida e os filtros evitam passagens de altas correntes para outros produtos conectados a ele”, esclarece Al Shara.

No vídeo abaixo, você poderá entender melhor sobre a diferença entre Nobreaks e Estabilizadores:

Brasil é líder mundial em registros de raios

Em relação aos raios, que também são evidentes nesta época do ano, Al Shara explica que os choques elétricos causados por esse fenômeno geralmente são resultados de altas descargas energéticas e do mesmo modo podem levar desde problemas na circulação sanguínea até a morte. Por exemplo, “um simples banho em dia de tempestade pode terminar em tragédia, pois o chuveiro faz parte da rede elétrica da casa. Se um raio cair nesse local ou nas proximidades, grandes voltagens aparecem na fiação e a pessoa pode receber uma descarga elétrica”, comenta.

Logo, para evitar muitos desses transtornos, o engenheiro elétrico recomenda cuidados básicos que podem ajudar a proteger os aparelhos eletrônicos, assim como a rede elétrica:

  • Em primeiro lugar, evitar tomar banho no momento de chuva intensa.
  • não mexer em aparelhos elétricos durante os temporais e caso necessite, desligá-los da tomada primeiro, para evitar levar um choque.
  • Se precisar falar com alguém, dê preferência ao celular ao invés do telefone fixo, pois tablets e notebooks só devem ser usados se estiverem desconectados.
  • Não quebre o terceiro pino dos carregadores, pois ele serve exatamente para proteger os eletrônicos de cargas elétricas muito altas. Ou seja, ao invés de quebrar esse pino, use um adaptador de tomada.
  • Verificar se não tem algum vazamento, infiltração ou se não está entrando água por alguma janela próxima dos eletrônicos. Caso a água atinja algum equipamento, ele deve ser desligado.
  • Do mesmo modo, se houver infiltração na residência todos os disjuntores devem ser desligados.
  • Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *