Como o Metaverso irá impactar o consumo de energia?

O potencial inerente ao Metaverso é, sem dúvida, colossal. Além disso, várias empresas já estão, com grande entusiasmo, delineando estratégias para inserir-se nessa nova tendência. Por conseguinte, vislumbram amplas oportunidades de negócios, o que, por sua vez, antecipa-se que esse incipiente mercado, progressivamente, possa atingir a cifra expressiva de US$ 800 bilhões (equivalente a R$ 4,5 trilhões) até o ano de 2024.

Adicionalmente, e seguindo essa linha de pensamento, de acordo com as projeções do Gartner, estima-se que, até 2026, um quarto da população mundial dedicará, no mínimo, uma hora diária ao Metaverso. Isto é para dizer que seja para atividades laborais, compras, educação, interações sociais e/ou entretenimento, essa perspectiva delineia, ainda mais, um panorama no qual a imersão no Metaverso se tornará uma faceta intrínseca à rotina diária de um expressivo contingente populacional. Em resumo, o futuro vislumbra-se repleto de interconexões digitais profundas, marcando uma era onde o virtual e o real cada vez mais se entrelaçam de maneira indissociável.

O Metaverso e o Consumo Energético têm emergido como dois tópicos de grande relevância nos diálogos contemporâneos, suscitando debates multifacetados. O conceito de Metaverso, por sua vez, transcende definições precisas, constituindo-se como uma convergência sinérgica de distintas tecnologias, incluindo realidade aumentada, virtualidade, inteligência artificial, amalgamando o universo virtual ao físico, tornando-se independente e acessível por meio de uma diversidade de dispositivos.

 

Segurança de redes e de dispositivos

Há uma série de investimentos necessários. Para suportar o uso massivo dessa plataforma por empresas e usuários, será necessária uma enorme infraestrutura de rede. Com toda a inovação que o Metaverso representa, mais tecnologias serão integradas ao mundo físico ao nosso redor. Haverá mais necessidade de proteger redes e dispositivos contra possíveis interferências.

Sabemos que a rede elétrica no Brasil é instável, sujeita a apagões e blecautes. Só em 2021, vale lembrar, testemunhamos ocorrências de quedas de energia em diversos estados, em virtude da falta de chuvas e da crise hídrica. A busca por soluções de proteção de energia vem crescendo cada vez mais.

Os diversos serviços e plataformas, exigem redes e equipamentos com respostas cada vez mais rápidas e eficazes, estão conectados a tempo todo.

Estamos cercados de máquinas, processos e dispositivos que podem beneficiar-se do Metaverso. Esta será uma tecnologia transformadora, possibilitando novos serviços e exigindo recursos para o gerenciamento avançado de toda a infraestrutura.

Pedro Al Shara é CEO da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *