Crise hídrica abre oportunidade para fontes renováveis de energia

Crise Hídrica

Diante do pior índice de chuvas das últimas nove décadas, o Brasil enfrenta novamente uma crise hídrica que intensifica as preocupações. A questão central dessa problemática é o fornecimento de energia elétrica, uma vez que a maior parte do país ainda é dependente do sistema hidrelétrico. Nesse contexto, a grande maioria tem direcionado seu foco para fontes de energia renováveis como uma estratégia para reduzir custos e colher vantagens diante da instabilidade do fornecimento hídrico.

Energia Solar

Na amplitude das diversas modalidades energéticas, a energia solar se destaca como uma aposta significativa. Desde 2012, quando a Aneel iniciou a regulamentação do setor, a Absolar (Associação das Empresas de Energia Solar) registra um crescimento constante nesse segmento. Durante os primeiros oito meses de 2021, a geração distribuída de energia solar experimentou um aumento expressivo, totalizando 180 mil sistemas. Com esse crescimento, o Brasil atualmente conta com 576 mil instalações voltadas para abastecer diversas unidades consumidoras, abrangendo desde residências até empresas e fazendas.

A pandemia e o aumento nas contas de energia, juntamente com o retorno das bandeiras vermelhas em 2020, introduziram novos elementos nesse cenário. Diante dessa conjuntura, os consumidores passaram a buscar alternativas mais econômicas. Conforme destaca a Absolar, um sistema fotovoltaico devidamente dimensionado pode resultar em uma redução expressiva, chegando a até 95%, nos gastos com eletricidade.

Projetos Eólicos

Os projetos eólicos têm ganhado destaque como uma fonte crescente de energia no Brasil desde 2005. Para ilustrar seu potencial, em julho deste ano, a energia eólica atendeu completamente à demanda do Nordeste por um dia inteiro, estabelecendo um recorde registrado pelo ONS, Operador Nacional do sistema elétrico.

As vantagens inerentes a essa matriz são evidentes: ela produz energia limpa, econômica e, nas condições brasileiras, em quantidade abundante. Tanto consumidores quanto fornecedores compartilham dessa visão, e até mesmo as geradoras com projetos em outras áreas estão se adaptando. Em última análise, a flexibilização das fontes renováveis impulsiona o desempenho energético a novos patamares, assegurando qualidade, segurança e retorno financeiro.

Em tempos de crise hídrica e aumentos frequentes nas contas de energia elétrica, o investimento no uso da energia solar torna-se ainda mais essencial, especialmente quando se considera o consumo industrial e comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *