Dispositivos inteligentes garantem uma internet segura

Dispositivos inteligentes garantem uma internet segura

A segurança é uma prioridade para as empresas, especialmente agora com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor neste mês de Agosto. Com ela, novos processos de armazenamento de dados entram em prática, assim como usuários precisarão ter mais cautela ao navegar pelo ambiente digital. No Brasil, comemoramos em Fevereiro o dia da Internet Segura. Esta data retrata a importância em conscientizar as pessoas sobre seu comportamento na web, refletindo sobre qual o melhor caminho para garantir uma rede segura.

A energia é um ponto crítico para o mundo conectado

Uma internet segura depende de vários fatores para ter uma navegação estável. Não é por acaso que novas tecnologias surgem todos os dias para manter a infraestrutura das redes seguras e em funcionamento contínuo. Uma vez que compartilhamos e salvamos todas as informações via internet, é fundamental o investimento em estratégias para evitar a inatividade dessas redes, além de possíveis perda de dados.

Muitas vezes não percebemos, mas estamos sempre sujeitos a interferências e variações de energia que podem prejudicar o uso de aparelhos eletrônicos de várias maneiras. Como por exemplo, diminuindo a sua eficiência, vida útil ou limitando o seu desempenho. Após falhas de energia, o setup personalizado de um equipamento ou sistema se reverte para as configurações padrão, gerando problemas caso não sejam restauradas. Por isso, é importante que esses ambientes tenham uma alternativa para garantir que o menor intervalo no fornecimento não prejudique o sistema de forma global.

E uma opção para minimizar problemas nessas situações são os equipamentos de proteção de energia. As redes são os meios que interligam tecnologias e serviços, por isso, devem oferecer segurança e uma arquitetura TIC de qualidade. Como parte disto, dispositivos como os nobreaks oferecem monitoramento de sistemas críticos. Dessa forma, garantem acesso aos serviços de grande volume que necessitam de energia contínua para o seu funcionamento.

Para que serve um Nobreak?

https://www.youtube.com/watch?v=IQsKP3dVGfo

O nobreak (UPS) é a ferramenta mais indicada para gerar, por meio de um único equipamento, energia elétrica estabilizada e sem interrupção. Normalmente, são utilizados para atender situações críticas, assim denominadas pelo grau de importância da continuidade da operação. Com o avanço dos recursos de TI, os fabricantes investem em seus equipamentos fazendo com que os nobreaks aproveitem tais inovações. Isso aumenta a interação entre o usuário e os equipamentos que o aparelho protege, tornando-se uma poderosa ferramenta de controle.

Assim, o nobreak deixou de ser apenas uma “caixa” gerenciável, para assumir, agora, a condição de gerenciador inteligente. Isso significa que esse dispositivo, em uma situação anormal, já envia para o usuário e-mails, avisos para celulares e mensagens aos computadores por ele protegidos. E em caso de falta de energia ou final de autonomia das baterias, salva as aplicações, fazendo o desligamento automático e com segurança dos servidores.

Optar pelo uso de nobreaks inteligentes com monitoramento online torna-se, assim, uma escolha eficaz para se manter atento sobre o que acontece em sua rede. Além disso, tendo o domínio pleno das informações de energia é possível estar um passo à frente dos problemas por meio de ações preventivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *