Evite downtimes: a importância dos nobreaks para datacenter

Nobreaks para Datacenters

Considerando as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos meses no modelo de trabalho, não é novidade que cada vez mais tem se falado sobre a proteção de dados corporativos no datacenter e a importância de se manter uma infraestrutura digital bem integrada, com performance e confiabilidade para a manutenção de ambientes críticos. Por isso, estabelecer estratégias claras e políticas bem definidas de segurança digital ajudam as companhias a suavizar riscos, evitando prejuízos financeiros.

Toda rede é, por definição, um ambiente complexo, formado em parte por recursos internos de diferentes gerações, e cada vez mais conectadas à nuvem. Dessa forma, é necessário que as empresas invistam em tecnologias que evitem a inatividade de redes e datacenters, também conhecida como downtime.

Nobreaks para Datacenter

Interrupções no fornecimento de energia elétrica

Segundo pesquisa do Gartner, o prejuízo médio, por minuto, causado por downtime é da ordem de US$ 5.600 ou R$ 28 mil. Chega-se a esse valor somando perdas em vendas, diminuição de produtividade, custos para recuperar o sistema e despesas intangíveis –valor da marca – causados pelo downtim. Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados para que a operação esteja livre de imprevistos.

Problemas como interrupções no fornecimento de energia, superaquecimento de sistemas, falhas no fornecimento de insumos são alguns exemplos que podem comprometer o desempenho do datacenter. Se você já possui um datacenter ou está conhecendo empresas provedoras, o primeiro ponto a ser considerado é o tempo de inatividade do servidor. E além disso, considerar as alternativas oferecidas para evitar que interrupções afetem a performance do ambiente.

UPS (Uninterruptible Power Supply) no datacenter

Nesse cenário, os nobreaks ou UPS (Uninterruptible Power Supply) ganham ainda mais relevância uma vez que asseguram a continuidade da operação. Ou seja, assumem uma funcionalidade semelhante a um backup de energia, acionado durante um blecaute, por exemplo, mantendo os equipamentos ligados a ele em funcionamento até que a situação se normalize. Um sistema de estabilização inteligente com filtro de linha e conversores, presente em nobreaks, também protege contra picos de tensão, que são aumentos súbitos e temporários na tensão da energia elétrica. Esses aumentos são as causas de inconsistências, queimas ou mau funcionamento de dispositivos e podem prejudicar o armazenamento de dados.

Por isso, o setor de Datacenter é bastante criterioso em relação à qualidade dos UPS, e todos os demais produtos e serviços adquiridos. Afinal, mais do que dispositivos alimentados por bateria, capazes de fornecer energia elétrica a um sistema por determinado tempo em emergências, os nobreaks destinados a datacenters evoluíram para uma solução bem mais completa de proteção, confiabilidade e disponibilidade de energia.

É tendência nesse mercado a busca por soluções inovadoras de gerenciamento, permitindo ações preditivas e preventivas e total compatibilidade com a gestão integrada do datacenter. É fundamental que o sistema UPS seja capaz de monitorar as grandezas elétricas, como temperatura e umidade, com informações instantâneas e registros históricos, permitindo obter o status da operação e a avaliação de logs de eventos.

Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples (SNMP)

Quando falamos de softwares que gerenciam e monitoram as atividades desses ambientes, o Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples (SNMP) se torna uma boa alternativa. Apesar de ser relativamente simples, este padrão de registros facilita a troca de informações de gerenciamento entre os dispositivos conectadas a rede. Para isso, é fornecido status dos elementos ativos da rede e estatísticas importantes, como taxa de erros, vazão, nível de colisão etc. As informações são coletadas de outros itens da rede, chamados de agentes e apoiam o gerenciamento de toda a infraestrutura, detectando facilmente os problemas ocorridos.

Diante disso, implementar uma rede de nobreaks na infraestrutura da empresa aliada ao SNMP pode ser uma estratégia assertiva, pois permite controlar remotamente o nobreak, assim como o status de energia e outras funções, fazendo o monitoramento quando não há conexão permanente à internet. Em suma, apesar da transformação digital ter otimizado a operação de diversas empresas, ainda há riscos que esse processo oferece quando não gerenciado com atenção. Com toda essa modernização, dispor de um sistema elétrico ininterrupto é um requisito que se tornou crucial. É necessário garantir que sua empresa tenha uma boa infraestrutura de fornecimento, que assegure o andamento de seus negócios e não comprometa suas operações, para assim, evitar prejuízos futuros.