Nobreak ou gerador de energia: qual a melhor opção?

Geradores e Nobreaks

Entenda a importância do Nobreak durante o pequeno intervalo entre a queda de energia e o acionamento do gerador.

Quedas de energia, apagões e oscilações de energia elétrica são apenas alguns dos riscos que os equipamentos eletrônicos sofrem, comprometendo seu tempo de vida útil. Por esse motivo, os geradores e nobreaks garantem proteção extra a estes dispositivos, permitindo o uso contínuo em caso de ausência de energia, como é o caso dos geradores e nobreaks. Ambos são ótimos produtos que servem para suprir a necessidade de energia em diversas situações. Pois tanto os geradores quanto os nobreaks são projetados para uso como sistema de backup quando a fonte de alimentação de energia original é interrompida, mas há algumas diferenças entre os dois, que precisam ser esclarecidas.

Qual a principal função do nobreak?

A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente de rede elétrica. Isto ocorre através das baterias internas carregadas automaticamente enquanto a rede elétrica está em pleno funcionamento e, em uma eventual queda ou oscilação de energia, entram em operação por um determinado período. Já os geradores, por sua vez, são capazes de transformar a energia, seja ela mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza, em energia elétrica. Em edifícios, é mais comum o uso de geradores a combustão, que transformam energia química (diesel) em energia elétrica.

Apesar das diferenças no modo de operação, o engenheiro elétrico ressalta que, na verdade, os nobreaks se tornaram um grande apoio aos geradores. Muitos não sabem, mas existe o chamado tempo de interrupção até que o gerador, de fato, inicie sua operação, após uma queda de energia. Ou seja, os equipamentos alimentados pelo gerador, ficarão desligados por alguns segundos, o que é prejudicial, pois estamos falando de aplicações que não podem ter o fornecimento de energia interrompidos. Como por exemplo: centros cirúrgicos em hospitais, produção de vacinas e medicamentos, laboratórios de exames clínicos e tantas outras aplicações de missão crítica. Sendo assim, é neste momento que a função do nobreak se torna a combinação perfeita.

Intervalo entre a queda de energia e o acionamento do gerador

Para que a alimentação da carga não se interrompa é necessária a instalação de um nobreak. No pequeno intervalo entre a queda de energia e o acionamento do gerador, o nobreak entra em ação e fornece energia a partir de suas baterias internas. Desta forma, os equipamentos ou sistemas desligam adequadamente ou operam até que a energia se reestabeleça pelo gerador. Uma dica importante é que o consumidor verifique se o nobreak é compatível com a energia fornecida pelo grupo de geradores utilizados, evitando desta forma, qualquer tipo de dano ou falha.

No final das contas, os geradores e nobreaks trabalham juntos protegendo seu equipamento, para que seus negócios continuem funcionando normalmente. Picos de energia podem sobrecarregar seu sistema e quedas de energia podem causar muitos danos devido a desligamentos inadequados. Por isso, investir nesses sistemas se torna a opção mais indicada para evitar situações indesejadas.

No vídeo abaixo, explicamos a importância do Nobreak durante o pequeno intervalo entre a queda de energia e o acionamento do gerador.

https://www.youtube.com/watch?v=uLF7AmaA-9U&t=33s

Uma Resposta para “Nobreak ou gerador de energia: qual a melhor opção?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *