Problemas causados pelas fortes chuvas: Proteja seus aparelhos eletrônicos contra quedas de energia

nobreaks para queda de energia durante as chuvas de verão

Cuidados simples e uso de nobreaks e estabilizadores de tensão ajudam a evitar acidentes durante os temporais

14 de Março de 2019. Apesar de estar próximo do seu término, o verão continua marcando boa parte do país com uma de suas principais características: chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), só nos 10 primeiros dias do mês de março já choveu mais de 83% previsto para o mês todo. Do mesmo modo, no início da segunda semana de março, na madrugada de domingo (10) para segunda-feira (11), fortes chuvas e consequentes quedas de energia, atingiram a Grande São Paulo, as quais resultaram em 173 quilômetros de congestionamento, com 33 pontos de alagamento e ao menos 12 pessoas com ferimentos fatais.

Regiões mais afetadas

A região do ABC Paulista foi uma das mais castigadas devido ao transbordamento do rio Tamanduateí, deixando dezenas de moradores ilhados, que foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros. Ao mesmo tempo, a falta de energia elétrica, quedas de árvores e desabamentos foram problemas enfrentados em outros bairros da região metropolitana. Além dos perigos causados por alagamentos e quedas de árvores, que resultam em mortes e na perda de bens materiais, os moradores tiveram ainda dificuldades de transporte.

As fortes chuvas também podem afetar a rede elétrica e, como resultado, prejudicar não só aparelhos eletrônicos, como causar acidentes. Contudo, é possível que com simples hábitos, evitemos muitos desses problemas.

Em síntese, no vídeo abaixo, é possível conhecer algumas das possibilidades de uso do Nobreak:

Oscilações de energia também diminuem o tempo de vida dos equipamentos

De acordo com Pedro Al Shara, CEO e engenheiro elétrico da TS Shara, este é um momento em que todos devem tomar muito cuidado com a parte elétrica, pois “as grandes chuvas podem causar tanto apagões como choques provenientes dos raios, da mesma forma, além dos aparelhos elétricos e telefônicos correrem riscos, os seus consumidores também são um alvo”, comenta.

O especialista afirma também que os blecautes e as oscilações de energia diminuem o tempo de vida dos equipamentos. Por isso o uso de nobreaks e estabilizadores de tensão é indicado. Antes de mais nada, os nobreaks funcionam como reservas de energia para uma hora de necessidade, ele evita a perda de dados e ameniza os danos causados a qualquer dispositivo ligado a ele. Já os estabilizadores de tensão impedem que os aparelhos sejam afetados diretamente. A diferença é que o estabilizador atua contra as oscilações de energia, nivelando a voltagem recebida e os filtros evitam passagens de altas correntes para outros produtos conectados a ele.

Em relação aos raios, Al Shara explica que os choques elétricos geralmente são resultados de altas descargas energéticas e podem levar desde problemas na circulação sanguínea até a morte. “Um simples banho em dia de tempestade tem a possibilidade de terminar em tragédia. O chuveiro faz parte da rede elétrica da casa e se um raio cair nesse local ou nas proximidades, grandes voltagens aparecem na fiação e a pessoa pode receber uma descarga elétrica”, comenta.

Confira algumas dicas e cuidados durante essas situações:

  • Evitar tomar banho no momento de chuva intensa.
  • Não mexer em aparelhos elétricos e caso necessite, desligá-los da tomada primeiro.
  • Não se deve entrar em contato com aparelhos de metal protegidos por cabos, como facas e alicates.
  • Caso a água atinja algum equipamento, ele deve ser desligado.
  • Se houver infiltração na residência todos os disjuntores devem ser desligados.
  • Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.

Uma Resposta para “Problemas causados pelas fortes chuvas: Proteja seus aparelhos eletrônicos contra quedas de energia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *