Sua empresa está preparada para o Apagão Digital?

Apagão Digital

Não é mais novidade que vivemos em um cenário que se torna a cada dia mais digital. A tão esperada Transformação Digital, para alguns segmentos, começou de forma antecipada com a chegada da pandemia, transformando-se num verdadeiro Apagão Digital.

A migração repentina para o ambiente digital foi a estratégia adotada por diversos setores para sobreviver, ainda que muitos tenham tido neste momento, as suas primeiras experiências digitais. Deste modo, mesmo com inúmeros desafios que a crise do Covid-19 insiste em impor à sociedade, a tecnologia tem sido a “salvação” para muitos segmentos. Trata-se de uma forma de transpor as dificuldades em um cenário ainda incerto.

Certamente a tecnologia impactou o homeoffice durante o isolamento social tornando-se nos últimos meses, a única alternativa para que diversas empresas mantivessem sua operação. Da mesma forma, possibilitou que escolas não paralisassem totalmente e que pessoas pudessem consumir, ou seja, fez a roda da economia girar. Em resumo, essa mudança de comportamento da sociedade levou a um aumento por serviços considerados essenciais, como energia elétrica e internet.

Segundo a Anatel, em março, início do período de quarentena, houve um aumento entre 40% e 50% na demanda de tráfego de dados no país. Com isso, muitos consumidores notaram uma oscilação na velocidade de conexão com a internet ou mesmo ficaram sem serviço por horas. Esta situação resultou em queixas e dores de cabeça para as operadoras e companhias relacionadas.

Queda de Energia Elétrica = Queda de produtividade nos ambientes de trabalho

Apagão Digital

Esse fator obviamente levou a uma onda na queda de produtividade nos ambientes de trabalho que enfrentaram alguns transtornos: sem energia, sem internet, sem entregas. Nesse “Novo Normal”, o temor do chamado “Apagão Digital” começou a preocupar os fabricantes e fornecedores de toda a cadeia da indústria de serviços essenciais.

No caso de energia elétrica, o setor se preparava antes para enfrentar os desafios já conhecidos e esperados, como por exemplo, a falta de energia em períodos sazonais do ano, provocada pelo excesso ou escassez de chuvas, mas hoje o cenário é de instabilidade pelo o que está por vir. Portanto, seja qual for o futuro, o alerta foi dado. E é preciso investir em infraestrutura para lidar com essa nova demanda que pegou o Brasil despreparado, além, é claro, de garantir condições sustentáveis para a preservação e manutenção das atividades econômicas.

https://www.youtube.com/watch?v=JVbHojGatas&t

Os desafios do Home Office durante a Transformação Digital

A única preocupação do trabalhador antes da Pandemia era desempenhar a sua função a fim de atingir metas, mas agora em home office, a infraestrutura também passou a fazer parte do desempenho profissional. Ou seja, sem perceber, estamos sujeitos a interferências que podem prejudicar o fornecimento de rede elétrica e, consequentemente, a conexão de nossos dispositivos eletrônicos. Estamos preparados para essas quedas/faltas de energia e conexão em nossos home offices?

Antes da pandemia, a infraestrutura do ambiente de TI corporativo era responsabilidade dos gestores da área, mas hoje essa responsabilidade se dividiu. Para esclarecer, o usuário é corresponsável pelas boas práticas do ambiente de trabalho, que envolvem multi-disciplinas e uma lista de prevenções para observar, preservando e mitigando os prejuízos que os blecautes ou apagões digitais podem provocar. A questão a se considerar é como a infraestrutura do ambiente de TI, do mais simples ao mais complexo, será planejada e executada por empresas e pessoas para caminhar alinhada aos objetivos de negócios que a Transformação Digital se propõe a entregar para a sociedade no pós-pandemia.

https://www.youtube.com/watch?v=ZnYFBd2Vz6g&t

*Pedro Al Shara é CEO da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *