Com novas parcerias na área de distribuição, país vizinho será responsável por metade das exportações
Priscila machado
pmachado@brasileconomico.com.br
Expansão no Setor de Energia
O crescimento na área de energia no Brasil vai além da geração. Além disso, a expansão e a renovação tecnológica da rede elétrica também estimulam a venda de uma gama de produtos e serviços. É nesse contexto que a TS Shara, fabricante de equipamentos de proteção contra quedas de energia, prevê um aumento de 50% no faturamento deste ano em relação à receita de R$61,2 milhões obtida no ano passado.
Crescimento da Equipe
Desde então, a companhia registrou um aumento de 40% na equipe. Atualmente, a empresa paulista conta com um quadro de 230 funcionários e 300 colaboradores indiretos. Esse crescimento, tanto na receita quanto no número de funcionários, é atribuído a novas estratégias de distribuição, principalmente por meio de parcerias recentes com foco nos mercados do Rio de Janeiro e da Bahia.
Novos Mercados e Exportações
Com isso, e com uma carteira de pedidos que aponta para a consolidação das vendas em diversos pontos do país, o próximo passo é retomar as exportações, começando pelo mercado argentino. “Para isso, já estamos fechando parcerias com distribuidores e pensamos em abrir uma filial”, revela Pedro Sakher Al Shara, presidente da TS Shara. Dessa forma, o negócio faz parte da estratégia da empresa de aumentar sua participação de mercado em toda a América Latina.
Competitividade no mercado argentino
O executivo acrescenta que após um longo período marcado pela crise e trocas constantes de presidentes hoje o mercado argentino está crescendo em patamares satisfatórios e que a empresa pode compensar os baixos preços dos equipamentos chineses com uma tecnologia um pouco mais avançada e produtos com design sofisticado.
De acordo com as estimativas da companhia, atualmente as exportações correspondem a 5% do faturamento. No entanto, com as novas parcerias na área de distribuição, a expectativa é que a Argentina passe a ser responsável por 50% dessas exportações. Assim, a empresa projeta um crescimento significativo em sua presença internacional.
Al Shara conta que a empresa exportou para Espanha e Oriente Médio nos anos 90, mas perdeu competitividade com o fortalecimento do real.
Modernização e Lançamentos de Produtos
O plano de expansão também inclui investimentos na ampliação da linha de produtos da companhia. Segundo Al Shara, a empresa, que já conta com mais de 200 produtos no portfólio, pretende lançar pelo menos outros 12 por ano. “É um segmento em que todo ano é necessário ter lançamentos, ainda que fruto de reciclagem e modernização de produtos já existentes”, diz.
Uma das novidades destacadas é a adoção de uma tecnologia que aumenta a eficiência dos nobreaks — sistemas de alimentação elétrica que mantêm em funcionamento os dispositivos conectados mesmo durante quedas de energia da rede elétrica.
Além dos nobreaks, a empresa também comercializa estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores.
História e Produção da TS Shara
A TS Shara foi fundada em 1991, fruto da iniciativa de três estudantes de engenharia eletrônica. Na época, os sócios, que atuavam em todos os processos da empresa, produziam de 50 a 100 estabilizadores por mês. Hoje, a produção mensal chega a 50 mil unidades, demonstrando a evolução da companhia ao longo dos anos.
Companhia pretende aumentar a participação de mercado em toda a América Latina
Leia também : Dicas de uso seguro de nobreaks e estabilizadores
