Nobreak: por que todo hospital deveria se preocupar em ter um?

O Nobreak hospitalar, desempenhando um papel crucial na prestação de cuidados de saúde, garante a estabilidade da rede elétrica e previne desligamentos inesperados de dispositivos essenciais. Além disso, enfrenta flutuações de energia causadas por falhas técnicas, chuvas e tempestades, que são desafios constantes. Especificamente no Brasil, reconhecido globalmente por ser um líder em eventos de raios, registra-se cerca de 50 milhões de descargas anualmente, de acordo com dados da ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica – INPE), e nos últimos seis anos, a média de relâmpagos no país atingiu 77,8 milhões.

Tais flutuações, além de ameaçar a estabilidade da rede, incrementam o risco de danos causados por eventos externos, como quedas de árvores e rupturas de transformadores. Consequentemente, a insuficiência ou instabilidade de energia acarreta sérios problemas para os hospitais. Em um incidente marcante, em outubro de 2019, 33 grandes hospitais em Goiás experimentaram uma falha no sistema elétrico do estado, levando a danos em equipamentos vitais, incluindo tomógrafos, devido a essas flutuações de energia.

Portanto, diante deste cenário, a importância do uso do Nobreak hospitalar se intensifica, uma vez que ele não só atua como um estabilizador de energia, mas também desempenha a função de filtro contra descargas elétricas prejudiciais, prevenindo, assim, danos e a queima de equipamentos essenciais. Sua presença, consequentemente, torna-se indispensável para assegurar a continuidade dos cuidados de saúde e a integridade dos dispositivos médicos em face de adversidades.

Quer saber mais sobre os nobreaks e por que eles são tão importantes para os hospitais? Confira nosso artigo!

O que é um Nobreak hospitalar?

Os nobreaks são dispositivos com baterias internas que funcionam para estabilizar a energia e também atuam como fonte de energia em caso de falta de energia. Eles garantem melhor qualidade e funcionalidade dos dispositivos conectados a eles.

Em um ambiente hospitalar, os sistemas Nobreak são essenciais para enfrentar os desafios de qualidade de energia na rede. Embora muitos hospitais operem em sistemas elétricos mais seguros com múltiplas entradas, ainda podem ocorrer oscilações ou falhas entre equipamentos e entradas de energia.

Neste ponto, um nobreak hospitalar tem a capacidade de alimentar o equipamento em tempo imediato sem interrupções e evitar o tempo de inatividade que pode significar interrupções dispendiosas, reprogramação do paciente e danos dispendiosos aos componentes eletrônicos sensíveis do equipamento.

Em outras palavras, sua função é fornecer uma ponte de proteção entre os equipamentos hospitalares e sua fonte de energia, além de fornecer energia de backup em caso de distúrbios na rede ou falta de energia.

Problema de flutuação de energia

Além de problemas de equipamentos, colisões ou flutuações de energia podem causar outros problemas para os hospitais. Por exemplo, máquinas de quimioterapia usadas para tratar câncer, aceleradores lineares, máquinas de ultrassom e geladeiras usadas para armazenar vacinas e medicamentos param de funcionar em caso de queda, o que pode levar a complicações graves nos hospitais.

No caso de uma máquina de quimioterapia, a máquina pode perder dados sobre a dose de radiação aplicada ao paciente, sendo necessária uma avaliação por um físico para garantir que nenhuma dose adicional seja aplicada.

Os refrigeradores de vacinas ou remédios, se ficarem sem energia, podem ter sérias consequências para o seu conteúdo e devem ser descartados com custos hospitalares altíssimos, sem contar que os pacientes podem ficar sem medicamentos quando não estão em uso ou em estoque.

A necessidade de uso

A função de usar um Nobreak hospitalar é evitar muitos problemas para instituições médicas e pacientes. Então eles devem estar em dispositivos nas seguintes áreas:

• UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

• RPA/RPO (recuperação pós-anestésica/cirúrgica)

• Departamento de Emergência

• Laboratório – Equipamento de Interface

• Procedimentos invasivos

• Todos os departamentos com equipamentos de suporte à vida

• Setor de diagnóstico por imagem para dispositivos de processamento e comando

• Centro de Segurança

• Sistema de CFTV

• Alarme de incêndio

• CPD/Centro de Dados

• Rede de computadores

• Estações de trabalho de computador críticas para operações hospitalares (Eenfermarias, farmácias, etc.)

• Outros ambientes de aplicativos especiais

Tipo de Nobreak

A escolha do Nobreak ideal depende do equipamento ao qual ele será conectado. Existem basicamente três modelos no mercado, cada um com suas características próprias.

Cópia de segurança

O Nobreak de backup é uma opção comum e simples, apresentando uma bateria regulada que entra em ação durante flutuações de energia. Recomenda-se para máquinas mais leves que necessitam de baixa tensão, como computadores, tanto em ambientes domésticos quanto no local de trabalho.

Interativo

Dentro do universo dos nobreaks, destaca-se a opção interativa online, um modelo que traz inúmeras vantagens em relação ao tradicional nobreak de espera. Primeiramente, este tipo de nobreak é enriquecido com um regulador automático de tensão (AVR), que, por sua vez, desempenha um papel fundamental ao ajustar de maneira eficiente as flutuações na tensão de entrada. Além disso, o AVR incorpora funcionalidades específicas que impedem o uso desnecessário da bateria em casos de pequenas variações de tensão, contribuindo significativamente para estender a durabilidade do nobreak. Portanto, o modelo interativo online se apresenta como uma solução avançada, garantindo não apenas uma regulação de tensão mais precisa, mas também promovendo uma gestão de energia mais inteligente e sustentável para os usuários.

On-line

Existem também modelos de nobreak online, que sempre utilizam a bateria para alimentar o aparelho. Eles oferecem mais potência do que os outros dois modelos. Além disso, manter o equipamento funcionando é mais confiável. Mesmo com flutuações de energia constantes e até mesmo quedas de energia.

Esse tipo de modelo é mais caro, mas é mais indicado para locais onde máquinas e equipamentos são mais sensíveis. E eles não podem ficar sem energia como podem em um ambiente hospitalar.

Equipamentos hospitalares básicos

Como ressaltado em nosso artigo, a importância do nobreak equivale à relevância dos dispositivos hospitalares. Ele desempenha um papel crucial ao manter esses equipamentos eletricamente seguros, prevenindo falhas causadas por vibrações ou interrupções no fornecimento de energia.

Nesse contexto, torna-se imperativo que a administração hospitalar assuma a responsabilidade de verificar a prontidão de todos os equipamentos vitais diante de possíveis problemas na rede elétrica. Investir em nobreaks hospitalares representa uma medida preventiva capaz de evitar complicações significativas, especialmente em relação a equipamentos sensíveis, como tomógrafos.

Adicionalmente, levando em conta a vasta gama de dispositivos, os quais abrangem uma variedade que vai desde aparelhos de ressonância magnética até ventiladores, passando por outros equipamentos vitais de UTI e não parando por aí, mas incluindo também geladeiras especificamente destinadas ao armazenamento seguro de medicamentos e vacinas, torna-se evidente que a exigência por proteção é, sem dúvida, extensa.

Nesse contexto, a escolha do nobreak mais adequado requer atenção criteriosa. Recorrer à expertise de profissionais especializados na área é altamente recomendável. Esses especialistas possuem a capacidade de especificar o modelo mais apropriado para cada situação, assegurando que o equipamento desempenhe eficazmente sua função quando necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *