Qual a diferença entre Nobreak online e Nobreak offline?

Nobreak como escolher

Para que serve um nobreak?

O nobreak é um equipamento importante para a proteção de aparelhos eletrônicos em geral e extremamente útil durante quedas e oscilações na rede de energia elétrica. Através de baterias consegue alimentar os aparelhos conectados a ele durante um determinado período de tempo. Além disso, atua em picos de tensão, sobrecarga, subtensão e sobretensão, evita possíveis danos aos produtos e aumenta sua vida útil.

Utilizamos nobreaks em diversos aparelhos, como por exemplo, microcomputadores, impressoras, servidores de rede, televisores, equipamentos hospitalares, sistemas de segurança, dentre outros. Da mesma forma, utilizamos em muitos ambientes, como por exemplo, residências, escritórios, hospitais, indústrias. Basta observar qual o melhor modelo e conectar os aparelhos sem exceder sua potência, o que influenciará também no seu desempenho e tempo de autonomia.

Existem basicamente três tipos de nobreaks: o offline, o interativo e o online dupla conversão.

Nobreak Offline ou Standby:

É um modelo básico e seu inversor permanece desligado durante o funcionamento normal da energia. Quando há uma queda de energia elétrica, utiliza sua bateria previamente carregada para continuar fornecendo alimentação aos equipamentos a ele conectados. Além disso, possui tempo de transferência que geralmente é de milissegundos, tempo necessário para acionar o inversor. Pode ou não conter medidas de proteção contra surtos. É mais indicado para residências, comércios e escritórios com equipamentos de pequeno porte e são modelos geralmente compactos, como por exemplo, o modelo UPS Mini.

Nobreak Interativo:

O Nobreak Interativo é bem semelhante ao offline, também possui tempo de transferência, mas conta com um diferencial: estabiliza a tensão antes de distribuí-la para os aparelhos, como por exemplo, o modelo UPS Compact XPro.

Nobreak Online:

No caso no Nobreak Online, o inversor sempre permanece ativo, portanto não possui tempo de transferência, apenas usa a energia das baterias durante períodos de falta de energia ou problemas na rede, como tensões muito altas ou muito baixas. Como faz dupla conversão, sempre gera uma onda senoidal de saída perfeita, independente de como a onda está na entrada. Seu uso é mais recomendado em aparelhos muito sensíveis, missões críticas, ou que necessitam de energia contínua e ininterrupta, como equipamentos hospitalares, data centers, indústrias e servidores de rede. Como por exemplo, o modelo UPS Senno VT.

Cabe ao usuário ponderar em qual aplicação deseja utilizar o nobreak, sua potência e autonomia necessárias, antes de realizar a compra.

https://www.youtube.com/watch?v=ykPjOsjQmBk&t

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *