Carregador de celular pode causar choques e incêndios

Um carregador vermelho

Os celulares são parte indispensável do mundo moderno, entretanto, o carregador de celular pode causar choques e incêndios. De fato, em nenhum momento da história da cultura humana, uma tecnologia mudou tanto a maneira como as pessoas se comunicam. Hoje em dia, esses dispositivos móveis estão conectados quase 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sem dúvida, não há questionamentos de que os celulares proporcionam benefícios reais, como, por exemplo, a melhoria da qualidade de vida e a produtividade.

Carregador de celular pode causar choques e incêndios, e causando acidentes

Mas esse uso intenso também é capaz de trazer riscos que podem levar à morte. Um adolescente no Ceará sofreu uma descarga elétrica ao atender uma chamada enquanto o celular carregava. Os casos vêm crescendo a cada dia e o jovem, infelizmente, não foi a primeira e nem será a última vítima. Por isso, especialistas e órgãos de segurança intensificam a disseminação dos cuidados necessários.

Assim evitam outros casos trágicos e portanto reduzem os riscos de acidentes. Equipamentos em más condições são os principais causadores de casos como o do jovem cearense. Ademais extensões desencapadas, uso durante o banho e, principalmente, a utilização de carregadores sem procedência são as causas que o carregador de celular pode causar choques e incêndios.

Pedro Al Shara - CEO e Fundador da TS Shara
Pedro Al Shara – CEO e Fundador da TS Shara

“As pessoas devem esquecer os mitos de que o carregador genérico cumpre o mesmo objetivo que o de marca e que não há necessidade de investir em acessórios originais por serem mais caros. Os riscos pelo uso de um carregador sem procedência o são gigantes e nenhuma vida vale a economia”. Defende Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, fabricante nacional de equipamentos protetores de energia, como nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores de rede inteligentes.

Pedro Al Shara ainda ressalta que alguns hábitos comuns, vistos como inofensivos, podem causar muitos problemas, como deixar o celular carregando ao lado da cama enquanto dorme. “Essa ação leva a três grandes problemas: deixar o celular carregando além do tempo necessário, uso enquanto carrega e, principalmente, o risco de descargas elétricas que afetem o carregador e gerem incêndios. Nesse caso, o risco é ampliado, pois os moradores podem estar dormindo e não ter tempo suficiente para se salvarem”. Explica o executivo.

 

Lista de cuidados com carregador de celular:

  1. Compre sempre acessórios de marcas confiáveis e evite o uso de aparelhos em más condições. Um carregador falsificado, que não atende às normas e padrões de segurança, pode causar diferença de tensão elétrica, gerando graves acidentes.
  2.  Evite o uso de aparelhos que estejam conectados na rede elétrica, seja tomada ou USB.
    Alguém ligou ou quer ver se recebeu alguma mensagem? Para evitar perigos, desconecte o celular da energia elétrica antes de utilizá-lo.
  3. Incidência de raios? Em suma, evitar carregar aparelhos, mesmo que não esteja chovendo, e somente torne a carregar o celular quando os raios tiverem cessado.
  4. Se o celular já encerrou o ciclo de carregamento, tire o carregador da tomada para evitar que o acessório continue consumindo energia. Os equipamentos originais têm um dispositivo que impede o envio de corrente caso não tenha nenhum aparelho conectado, portanto os carregadores falsificados não oferecem a mesma segurança e o hábito de manter na tomada pode até causar incêndios.
  5.  Reduza o uso de extensão e adaptadores. Muitas pessoas acabam sobrecarregando a tomada, o que pode gerar incêndios. Ademais, opte por colocar o celular em uma tomada única, sem adaptadores ou extensões.
  6. Nunca carregue o celular em ambientes úmidos, como banheiros. O uso pode gerar mais riscos de choque elétrico.
  7. A manutenção deve ser uma aliada. Faça manutenção da rede elétrica, celulares e outros equipamentos utilizados para recarregar celulares, como notebooks e tablets.
  8. Uma das soluções que destacamos para evitar riscos associados ao carregador de celular é o uso do PDU Filtro de Linha Protetor 8 Tomadas 10A – Linha IoT.
    , que permite desligamento remoto ou via assistente de voz como Alexa, interrompendo o fornecimento quando não há uso ativo e evitando sobrecarga.
  9. Outra solução-chave é o Nobreak UPS Senoidal Universal 1800VA – Linha XPro IoT, que protege contra picos e quedas, garantindo energia estável para o carregamento seguro.

Otimizações com as soluções TS Shara.

Com um filtro de linha IoT, que é projetado para suportar até 10A e oferece proteção integrada, a corrente que chega ao carregador celular fica mais estável. Assim contribuindo para preservar não só o dispositivo, mas a segurança elétrica: menos risco de superaquecimento, fios comprometidos ou circuitos comprometedores.

UPS senoidal para garantir qualidade de energia em quedas e picos — ideal para carregamentos seguros.

O Nobreak UPS Senoidal Universal 1800VA Linha XPro IoT permite que, mesmo em quedas de energia ou picos, o carregador e o celular continuem recebendo energia limpa (onda senoidal pura). Isso previne danos internos ao aparelho, sobrecarga ou geração de calor excessivo que pode levar a riscos elétricos. Além disso, sendo IoT, é possível monitorar remotamente seu estado, desligar ou ligar quando necessário.

Conclusão:

Em suma, até 2025, com a digitalização acelerada e o crescimento do uso de dispositivos IoT em residências, a demanda por eficiência energética e segurança elétrica tem aumentado expressivamente. Segundo estudos recentes:

O mercado brasileiro de Grid Modernization (modernização elétrica) foi avaliado em USD 1.195 milhões em 2024, e projeta-se que alcance USD 4.266 milhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cerca de 17,24%.
Credence Research Inc.

Além disso, a adoção de IoT colaborou para ganhos de eficiência e redução de desperdício, especialmente em sistemas residenciais e comerciais, já que muitos aparelhos permanecem ligados sem uso, de acordo com dados de Ubisense.

Dessa forma, otimizar o carregamento de celulares não é apenas uma questão de conveniência, mas também de prevenção de riscos, economia de energia e proteção dos equipamentos. Ao utilizar dispositivos IoT da TS Shara, como filtro de linha inteligente e nobreak senoidal, você age proativamente: ou seja, monitora, controla remotamente e assegura que a carga seja feita com qualidade, garantindo, assim, a proteção da saúde elétrica da sua casa e a integridade do seu celular.

Publicado em: Rondônia Ao Vivo

Veja mais: TS Shara 29ª FIEE com nobreaks de segurança eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *