Célula fotovoltaica (célula solar): O que é e qual a sua função

Uma célula fotovoltaica é um dispositivo que converte a luz do sol diretamente em eletricidade através do efeito fotovoltaico. 

Basicamente, quando a luz solar atinge a célula, ela excita os elétrons, criando um fluxo de corrente elétrica. É um componente chave nos painéis solares, usados para gerar energia limpa e renovável.

A célula fotovoltaica é também conhecida como célula solar. Ambos os termos se referem ao mesmo dispositivo que converte a luz do sol em energia elétrica.

Qual é a função das células fotovoltaicas?

A função das células fotovoltaicas é converter a luz solar em energia elétrica. Isso é feito por meio do efeito fotovoltaico, um fenômeno físico que ocorre em materiais semicondutores, como o silício.

Quando a luz solar incide sobre um material semicondutor, os fótons da luz podem liberar elétrons dos átomos do material. Esses elétrons livres podem então fluir através do material, gerando uma corrente elétrica.

As células solares são feitas de materiais semicondutores, geralmente o silício. O silício é um material abundante e relativamente barato, o que torna as células solares uma fonte de energia renovável acessível e atraente.

As células solares são usadas em uma variedade de aplicações, incluindo:

  • Sistemas de geração de energia solar fotovoltaica: Esses sistemas são usados para gerar eletricidade para uso doméstico, comercial ou industrial.
  • Painéis solares para uso doméstico e comercial: Esses painéis são instalados em residências e empresas para gerar eletricidade para uso próprio.
  • Dispositivos eletrônicos portáteis: Esses dispositivos, como telefones celulares, laptops e câmeras, usam células solares para carregar suas baterias.

As células fotovoltaicas têm um grande potencial para contribuir para a transição para uma economia de energia renovável. Elas são uma fonte de energia limpa e sustentável que pode ajudar a reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis.

SAIBA MAIS: Conheça os nobreaks da linha TsShara

Quais são os tipos de células fotovoltaicas?

Existem principalmente três tipos de células fotovoltaicas, cada uma com características e eficiências diferentes:

  • Células de Silício Monocristalino: Feitas de um único cristal de silício puro, essas células são conhecidas pela sua alta eficiência e durabilidade, mas também pelo custo mais elevado. Elas têm uma cor uniforme e uma superfície lisa, o que indica a alta pureza do silício.
  • Células de Silício Policristalino (ou Multicristalino): Fabricadas a partir de fragmentos de silício fundidos, essas células são um pouco menos eficientes e mais baratas que as monocristalinas. Elas têm uma aparência azulada e granulada, devido à forma como o silício é resfriado e solidificado.
  • Células de Filme Fino: Construídas depositando uma ou mais camadas finas de materiais fotovoltaicos sobre um substrato, estas células podem ser feitas de uma variedade de materiais, incluindo silício amorfo, telureto de cádmio e disseleneto de cobre e índio. Elas são mais baratas de produzir do que as células de silício cristalino, mas geralmente têm eficiências mais baixas. A grande vantagem é a flexibilidade de algumas células de filme fino, o que permite uma variedade de novas aplicações, como em telhados curvos ou em tecidos.

Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, sendo a escolha dependente de fatores como custo, espaço disponível, condições climáticas do local e aplicação pretendida.

Como escolher?

Ao escolher entre os tipos de células fotovoltaicas, considere os seguintes fatores:

  • Eficiência: Se o espaço é limitado e você deseja maximizar a produção de energia, as células de silício monocristalino são a melhor escolha devido à sua alta eficiência.
  • Custo: Para projetos com orçamento mais restrito, as células de silício policristalino ou de filme fino podem ser mais atraentes, embora ofereçam eficiências menores.
  • Espaço disponível: Se você tem bastante espaço, as células policristalinas ou de filme fino podem ser mais econômicas, mesmo que sejam menos eficientes, pois você pode instalar mais delas para compensar a diferença na produção de energia.
  • Condições climáticas: Em áreas com altas temperaturas, as células de filme fino tendem a ter um desempenho melhor do que as de silício cristalino, que podem perder eficiência com o aumento da temperatura.
  • Estética: Se a aparência do sistema solar é uma preocupação, as células monocristalinas oferecem um visual mais uniforme e esteticamente agradável.
  • Durabilidade e longevidade: Considere a vida útil e a garantia oferecidas pelo fabricante. As células monocristalinas geralmente têm maior durabilidade.
  • Aplicação específica: Para aplicações especializadas, como superfícies curvas ou integradas a edifícios, as células de filme fino podem ser a melhor opção devido à sua flexibilidade.

Avaliar esses fatores ajudará a tomar uma decisão informada com base nas suas necessidades específicas, orçamento e objetivos de produção de energia

Nobreak e celular solar

O no-break, especialmente em sistemas de energia solar, desempenha um papel crucial na garantia de um fornecimento de energia constante e seguro. Nos sistemas solares conectados à rede (on-grid), o no-break pode atuar como uma salvaguarda durante falhas de energia, mantendo o funcionamento de equipamentos críticos até que a rede seja restaurada ou até que a produção de energia solar seja suficiente novamente.

Além disso, nos sistemas solares isolados (off-grid), o no-break assume um papel ainda mais central. Durante o dia, as células solares carregam as baterias do no-break com a energia produzida. À noite ou em períodos de baixa luminosidade, a energia armazenada é então utilizada para manter a alimentação dos equipamentos. Isso não apenas assegura uma operação ininterrupta, mas também protege os dispositivos conectados contra picos de tensão, quedas e outras irregularidades na qualidade da energia.

Em termos de eficiência e proteção, o uso de no-breaks em sistemas fotovoltaicos pode prolongar a vida útil dos equipamentos ao evitar danos causados por flutuações de energia. Além disso, alguns modelos avançados de no-break podem oferecer funcionalidades inteligentes, como o gerenciamento remoto da energia e a otimização do uso da bateria, contribuindo para uma gestão energética mais eficaz e sustentável.

Portanto, a integração de no-breaks em sistemas de energia solar não só aumenta a confiabilidade do fornecimento de energia, mas também melhora a proteção dos equipamentos, tornando-se uma solução importante para residências, empresas e instalações que requerem uma fonte de energia constante e de qualidade

Para saber mais sobre esse e outros assuntos visite nosso canal no Youtube 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *