Como comprar e trocar o fusível para filtro de linha?

Apesar de ser um procedimento simples e barato,  trocar o fusível de um filtro de linha exige atenção em pontos como a corrente e tensão corretas

Os filtros de linha são um dos mecanismos mais acessíveis para garantir o mínimo de proteção para seus eletrônicos. Os tipos mais comuns usam um fusível, que queima quando a corrente ou tensão excedem as especificações, impedindo que sobrecargas causem danos parciais ou totais aos aparelhos conectados.

Verificando o estado do fusível

Antes de comprar, verifique se o seu filtro de linha utiliza um fusível. Alguns modelos usam um disjuntor, que pode ser rearmado para restaurar o funcionamento do acessório.

Confirmado o uso do fusível, verifique se ele está queimado. Os principais sinais de um fusível queimado são a falta de funcionamento dos eletrônicos conectados e a ausência de iluminação na lâmpada de LED do filtro.

Verifique se o fusível do seu filtro está mesmo queimado (como na foto) antes de comprar um novo (Imagem: Georg Pik/Wikimedia Commons)

Para ter certeza, basta retirar a gaveta em que o fusível está instalado. Você pode encontrá-la em uma pequena porta em forma de retângulo, geralmente próximo do LED e com a palavra “Fuse” (fusível, em inglês).

Se o fusível estiver completamente preto, ou mesmo se o fio no interior estiver apenas partido, a queima ocorreu e é preciso trocá-lo.

Como comprar e trocar o fusível do filtro de linha

A boa notícia é que fusíveis são peças baratas e fáceis de encontrar, especialmente no varejo especializado online. Você também pode comprá-los em lojas de material elétrico ou depósitos, ótimas opções para quem não quer esperar pelo prazo de entrega e prefere levar quantidades menores. Na internet, é mais comum encontrar kits com 10 fusíveis ou mais.

Primeiramente, essa é a etapa mais importante, pois exige muita atenção. Você deve comprar fusíveis que tenham as mesmas especificações do filtro de linha, para garantir que a proteção contra queima funcione corretamente.

Em seguida, há duas características que precisam ser observadas: a tensão (também conhecida como voltagem), indicada por Volts (V), e a corrente, medida em Amperes (A). Ambas precisam atender aos números marcados no filtro de linha para que o fusível forneça a proteção adequada.

O procedimento de troca é simples — basta abrir a gaveta, retirar o fusível queimado, instalar o novo e recolocar a gaveta (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

Se o seu filtro de linha opera a 127 V e 10 A, você deve comprar um fusível que atenda a esses requisitos. Na dúvida, verifique a tensão e a corrente de operação na ponta de metal do fusível.

Comprar o tipo correto de fusível é essencial. Se você comprar um modelo com tensão e/ou corrente muito altas, seus eletrônicos podem não ser protegidos ou até queimar devido à diferença na voltagem. O oposto também é um problema: se você comprar um fusível com tensão e/ou corrente muito baixas, o componente pode queimar logo após a instalação, por não suportar valores altos.

Outro ponto interessante é que certos filtros de linha mais caros costumam incluir um fusível reserva na gaveta. Nesse caso, basta remover o componente queimado e colocar o reserva no lugar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *