Decoração natalina: cuidados com a iluminação

Montagem da árvore de Natal exige cuidados. Especialista alerta sobre os riscos de instalações indevidas, que podem causar acidentes como choque elétrico, curto-circuitos e incêndios

Antes de começar a montar a decoração de Natal é fundamental observar alguns itens de segurança para evitar choques, curto-circuitos e incêndios. As luzes que tornam a festa ainda mais bonita podem oferecer riscos se não forem devidamente instaladas. Pisca-piscas de má qualidade e “gambiarras” feitas na instalação elétrica de enfeites natalinos luminosos podem causar acidentes, além do aumento no consumo de energia.

“Materiais velhos e com emendas podem ocasionar uma sobrecarga nas lâmpadas. Além disso, deixar as instalações expostas ao sol e, principalmente, à chuva é altamente perigoso”, orienta Jamil Mouallem, engenheiro elétrico e diretor comercial & marketing da TS Shara, fabricante nacional de equipamentos de proteção de energia.

Na maioria dos casos, o curto-circuito ocorre pela má instalação das luzes. Lâmpadas ligadas em tomadas já utilizadas por outros aparelhos podem sobrecarregar a tomada, pois concentram uma carga adicional excessiva e provocar um incêndio. Recomenda-se utilizar filtro de linha nesses casos. Já o superaquecimento ocorre quando as luzes ficam ligadas por um longo período de tempo.

O especialista da TS Shara ressalta que no momento da instalação das luzes e ou do pisca-pisca, os adaptadores devem estar desconectados da fonte de energia, pois além de danificar os aparelhos que estão conectados, podem causar um aquecimento e derretimento do material, o que pode provocar curto-circuito. “O cuidado deve começar na hora da compra do material, que deve possuir o selo do Inmetro”, recomenda Jamil. “Depois de instalado, é aconselhável desligar o pisca-pisca na hora de sair de casa ou durante a madrugada quando a família estiver dormindo, isso evita curto-circuito e o consumo exagerado de energia elétrica”, completa.

010

Cuidados básicos na hora de montar a decoração de Natal:

  • Evite instalar as luzes em uma tomada com outros equipamentos.
  • O uso de uma régua com várias tomadas evita o superaquecimento e é mais aconselhável do que o uso de um “T” (Benjamim).
  • Prefira pisca-piscas com tecnologia Led (mais econômicas).
  • Verifique se os produtos possuem o Certificado do Inmetro, que garantem o controle de qualidade;
  • Evite colocar as luzes próximas a matérias de fácil combustão como enfeites de papel, madeira ou plástico.
  • Não faça emendas de cabos e fios elétricos, principalmente quando estes ficarem expostos às condições do tempo;
  • Em caso de acidentes ou incêndio, desligue imediatamente o disjuntor geral e acione os bombeiros pelo número 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *