O papel da energia em uma sociedade cada vez mais conectada

O papel da energia com uma sociedade cada vez mais conectada. Desde casas conectadas, aparelhos que respondem por mensagem de voz, sistemas de luz que diminuem e aumentam a intensidade conforme o número de pessoas no local, essas são apenas algumas das inovações que estamos vivenciando nos últimos anos e com certeza podemos esperar muitas outras durante os próximos meses, principalmente com o uso de inteligência artificial. Hoje, devido ao trabalho e o estudo remoto, a residência assumiu o papel de ser mais do que um lar, de ser um ambiente hiperconectado que traz mais praticidade para o dia a dia, impulsionando a busca por soluções energéticas que garantam o perfeito funcionamento das tecnologias. 

A Ascensão da Automação Residencial e a Demanda Energética

Conforme indicado pelos dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), inicialmente, o mercado global de automação residencial experimentou um crescimento expressivo, com uma taxa anual de 27,93% no ano passado. Além disso, espera-se que essa tendência de crescimento se mantenha estável até 2032. De forma similar, no contexto brasileiro, a demanda energética continua em ascensão. Nesse ínterim, a Agência Internacional de Energia – IEA – projeta um aumento de 2,5% ao ano no consumo de energia no país. No entanto, é plausível supor que essa porcentagem experimentará um crescimento ainda mais significativo, impulsionado pela contínua inovação tecnológica prevista para os próximos anos.

Personalização e Segurança: O Novo Patamar da Automação com IA

A automação residencial, impulsionada pela IA, tornou-se altamente personalizável, adaptando-se às preferências individuais dos usuários. Exemplos recentes incluem o lançamento do Google de um recurso que permite automações domésticas customizadas através de descrições textuais e o aprimoramento contínuo em prever preferências pessoais via machine learning. Além de oferecer praticidade, essas inovações contribuem para sistemas de segurança avançados e podem aumentar o valor imobiliário devido aos investimentos em tecnologia.

Novas oportunidades de mercado 

Um levantamento da ReportLinker indica que o mercado de casas automatizadas deve atingir R$ 58,8 bilhões até 2028, apresentando uma grande oportunidade para empresas brasileiras no setor de energia desenvolverem soluções de eficiência energética e sustentabilidade.

Além disso, diante de apagões causados por chuvas devastadoras no início do ano, ressalta-se a importância de sistemas de proteção energética, como nobreaks, que podem mitigar os prejuízos e garantir a continuidade do fornecimento de energia, destacando a necessidade de investimentos em soluções que assegurem energia independente de fatores externos.

O mercado de nobreaks é positivamente impactado em momentos de falhas no fornecimento de energia e segue em tendência de alta principalmente devido aos traumas dos episódios recentes das chuvas, mas eu acredito que esse número aumentará ainda mais por conta do protagonismo que a energia está assumindo no cenário atual. Cabe à sociedade – consumidores, governantes, empresas – entender a complexidade e a importância do uso energético de forma consciente, para que esse ativo esteja sempre disponível e seja pauta recorrente nas agendas de ESG, sendo utilizado da forma mais estratégica e responsável possível. 

Pedro Al Shara é CEO da TS Shara, indústria nacional fabricante de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha e autotransformadores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *