Saiba como proteger o seu computador e periféricos

As chuvas e os raios podem provocar dois problemas que assustam a maioria das pessoas: queda de energia e picos de tensão na rede elétrica. O primeiro não tem consequências tão graves em relação aos componentes do computador, mas pode fazer você perder um trabalho muito importante, o que é bastante inconveniente.

Em relação aos picos de energia, a situação é mais complicada. A oscilação pode queimar as peças do seu desktop. Isso acontece porque todos são feitos para funcionar com quantias fixas (110 ou 220 volts de entrada na fonte).

Para você saber como proteger o seu PC desse tipo de problema, confira as dicas abaixo.

Nobreaks (solução ideal)

Nobreak, a solução idealÉ um equipamento bastante usado para fornecer eletricidade, quando ocorrem problemas no fornecimento. Ao verificar a queda de energia, ele liga as baterias que precisam ser carregadas após o retorno da luz. Em geral, eles têm autonomia de 20 minutos. De qualquer forma, o ideal é procurar salvar os arquivos e desligar o computador com segurança, o mais rápido possível.

Segundo especialistas, o ideal é que as baterias sejam trocadas a cada dois ou três anos. Quando for comprar um nobreak, fique atento a algumas características como a duração das baterias, modo de funcionamento, compatibilidade com os equipamentos a serem conectados.

Atualmente, exigem modelos que podem também executar as funções de estabilizadores e de filtros de linha. Dessa forma, oferecem ao cliente um produto ideal para a proteção, com uso racional do espaço e sem a famosa “confusão de fios”.

Estabilizadores (solução intermediária)

Estabilizadores, solução intermediáriaOs estabilizadores trabalham para manter a tensão da rede elétrica constante, com o mínimo de flutuações possível. Eles também atuam para ligar os computadores e os periféricos (caixas de som, monitores, impressoras, entre outros).

Normalmente, os componentes eletrônicos do desktop são muito sensíveis. Por isso, o estabilizador é fundamental para prevenir danos. Esse dispositivo ajuda a proteger os eletrônicos contra os picos de energia, porque tem um transformador que converte a tensão de entrada no valor ideal para os computadores. Os tipos mais utilizados são os de 300 VA e de 600 VA. O segundo é indicado para os que necessitam conectar mais aparelhos a um único estabilizador.

Filtros de Linha (solução básica)

Outra opção interessante para você proteger o seu computador das quedas de energia são os filtros de linha, que possuem capacitores, fusível, indutores e varistores. Eles têm como meta impedir a passagem de altas correntes nos aparelhos conectados. Se isso ocorrer, o fusível não vai funcionar, sendo cortada a energia que alimenta o filtro.

Filtros de linha, solução básicaEm conjunto com os capacitores e os indutores, os varistores controlam a entrada de longos picos de voltagem. Assim, conseguem garantir a filtragem das altas frequências, que vêm de eletrônicos, como batedeiras, liquidificadores, algumas marcas de ventiladores, entre outros.

Para você não errar na hora de comprar um filtro de linha, adquira somente o que tem descrições como “Protetor contra Surtos” e especificações relativas a cuidados contra curto-circuito, descargas elétricas e sobrecargas. Também verifique se o produto apresenta o selo do Inmetro, órgão do Governo Federal que analisa a qualidade dos equipamentos eletrônicos.

Inegavelmente, você pode utilizar recursos interessantes para proteger o seu computador de problemas no fornecimento de energia.

Tenha somente muito cuidado em não adquirir uma simples extensão achando que se trata de um filtro de linha. Infelizmente muitos produtos são vendidos como filtro de linha, mas não passam de simples extensão A TS Shara possui ampla familia de Nobreaks, Estabilizadores e autênticos Filtros de Linha capazes de atender a qualquer que seja a demanda de uso.

 

close