Segundo a AFRAC, o setor de Automação Comercial tem apresentado um crescimento significativo na casa de dois dígitos no faturamento, com a geração de mais de 137 mil postos de trabalho entre 2021 e 2024, no Brasil. Até dezembro, é esperado um aumento significativo das transações comerciais com o avanço da Inteligência Artificial.
Você sabia que 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência de compra, segundo dados recentes da Forrester Research?
Essa mudança no comportamento do cliente que prioriza o atendimento ágil e eficiente ao preço dos produtos e soluções traz uma nova percepção aos agentes do mercado.
Fica aqui uma reflexão que me parece pertinente, na última década, o padrão de aquisição de produtos e serviços mudou completamente, este é um resultado claro do impacto da transformação digital na sociedade moderna.
O encantamento do cliente com a aplicação da inteligência artificial no setor de Automação Comercial
Nos últimos tempos, um dos segmentos que tem ganhado maior relevância com o novo paradigma que visa o maior emprego de tecnologias inovadoras como a IA para facilitar a interação nas lojas é o de Automação Comercial (AC). Cada vez mais, os grandes players do setor investem em portfólios arrojados para encantar e fisgar os compradores ávidos por novidades.
Aprimorar a jornada de compra do cliente e tornar os processos inteligentes, acessíveis e ao mesmo tempo sustentáveis se tornou um mantra para o sucesso comercial das corporações, então, revenda, aproveite o bom momento do setor de AC, conheça em detalhes as soluções e produtos que estão em voga para conquistar os clientes e aumentar a sua renda.
O autoatendimento e os pagamentos digitais estão no topo das soluções de AC
Desde a última AUTOCOM, considerada maior feira internacional de tecnologia para o comércio e serviços da América Latina, realizada no ano passado, observamos que as soluções de autoatendimento e dos pagamentos digitais se tornaram a bola da vez, a mesma análise foi feita pelos especialistas do setor de AC durante a NRF Retail Big Show, evento de varejo mundial, que foi realizado em janeiro, na conferência ficou claro para as empresas da área que as transações confiáveis e eficientes são essenciais para que o consumidor tenha uma excelente jornada de compra. “A aplicação da Inteligência Artificial no autoatendimento está revolucionando o setor de Automação Comercial como observamos durante a NRF desse ano. As soluções como chatbots avançados e assistentes virtuais em quiosques de autoatendimento proporcionam interações mais personalizadas e eficientes, elevando a satisfação do cliente. Essas inovações abrem muitas oportunidades para o ecossistema de canais, já que as revendas podem oferecer soluções integradas que atendam às demandas dos consumidores”, avalia Dagoberto Bianchi, gerente da Unidade de Negócio de Automação Comercial da Agis.
Jamil Mouallem, diretor Comercial e de Marketing da TS Shara, líder no mercado de soluções para proteção de energia, reforça a posição de Bianchi, em sua análise o executivo aponta que a Inteligência Artificial e as novas tecnologias de pagamento digital estão remodelando o setor ao tornar os processos mais rápidos, seguros e personalizados. “A TS Shara tem acompanhado essa evolução investindo em soluções que garantem a continuidade operacional dos sistemas críticos. Nossos nobreaks e estabilizadores oferecem proteção contra oscilações e quedas de energia, garantindo que terminais de autoatendimento, PDVs e demais equipamentos funcionem de forma ininterrupta. Além disso, estamos em constante diálogo com nossos parceiros para entender as necessidades específicas do setor e oferecer soluções alinhadas às tendências de mercado”, conta o executivo.
José Barletta, diretor técnico da Ingenico, compartilha da posição de Bianchi e Mouallen ao definir que tais inovações são fundamentais para fomentar novos negócios. “A IA, integrada aos terminais de pagamento, permite personalizar a experiência do consumidor, otimizando processos e reduzindo o tempo de espera, o que se traduz em maior eficiência operacional. Por outro lado, as novas formas de pagamento, como carteiras digitais, QR codes e pagamentos por aproximação, impulsionam a necessidade de terminais mais versáteis e seguros. Isso abre espaço para o desenvolvimento de soluções inovadoras no ecossistema de canais, criando oportunidades para integradoras, desenvolvedores e parceiros que buscam oferecer uma jornada de pagamento cada vez mais fluida e conectada”, pontua o executivo.
Fabrício Habib, diretor de Portfólio da Divisão de Automação da Scansource, reitera a posição dos demais executivos, para o executivo o uso da IA impulsiona a eficiência e a conscientização operacional, otimizando filas de atendimento, check-out, coletando informações sobre o tempo de atendimento, mix de produtos e satisfação dos clientes. “As novas formas de pagamentos digitais oferecem mais opções como a flexibilidade e a segurança nas transações. As novas gerações de consumidores nativos digitais, como as gerações Z e Alpha, já entraram no mercado de consumo no Brasil, interagindo naturalmente com as carteiras Digitais, criptomoedas e modelos de aquisição por assinatura. Sem falar das diversas variantes do PIX, NFC e QR Code”, agrega o executivo.
Na opinião de Domingos Falanga, Data Capture Sales, Datalogic’s Brazil, líder global especializada no desenvolvimento e na produção de leitores de códigos de barras, computadores móveis, sensores para detecção, medição e segurança, visão e sistemas de marcação a laser, os fluxos de trabalho e processos atuais serão totalmente transformados com a introdução da IA e maior alcance dos pagamentos digitais. “Certamente começou uma revolução por conta da IA. Assim como toda mudança, a adoção da IA traz novas oportunidades de negócios. Será imensa a oportunidade em software e serviços, mas também haverá oportunidades em hardware. Para citar apenas um exemplo, a Datalogic está lançando uma nova família de leitores que, com os opcionais dedicados, poderá habilitar a utilização de IA no PDV (ponto de venda)”, compartilha o executivo.
Em contrapartida, Karina Capana, IA Customer Marketing Director da Honeywell Latam, relata que de modo geral, tecnologias como a Automação Comercial e IA são complementares e, ao mesmo tempo combinadas podem permitir que as empresas deem um upgrade em suas operações, com ferramentas que podem prevenir problemas, resultando em economia de recursos e crescimento na produtividade. “A IA vai capacitar e potencializar cada vez mais os profissionais, já que a tecnologia pode atuar como um “copiloto”, ajudando o colaborador a atualizar, rapidamente, habilidades, transformando-os em especialistas que executam tarefas com base no conhecimento empresarial e nas melhores práticas. O parceiro que estiver por dentro das novidades, certamente estará um passo à frente para oferecer a melhor solução para o cliente”, analisa a executiva da Honeywell.
A inovação do portfólio de AC deve fomentar os negócios das revendas nos próximos anos
Em sua maioria, as principais corporações do setor de AC procuram entender detalhadamente quais são as necessidades reais dos parceiros e seus clientes quando o assunto é linhas de produtos e soluções, a TS Shara, por exemplo, tem investido em tecnologias que ampliam a confiabilidade energética. “Nossos produtos contam com baterias que permitem longas autonomias, alta performance e sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, que permitem monitoramento remoto e maior eficiência operacional e até mesmo tecnologia IoT. Além disso, oferecemos soluções escaláveis que atendem desde pequenos estabelecimentos até grandes redes varejistas”, compartilha Jamil Mouallem, da TS Shara.
Referência no segmento, a Agis tem expandido seu portfólio de automação comercial por meio de parcerias estratégicas. “Recentemente, fechamos aliança com a Unitech, fornecedora global de tecnologias de AIDC (identificação automática e captura de dados), e também com a Custom. Essas alianças nos permitem oferecer uma variedade de soluções inovadoras e incrementá-las com serviços de gerenciamento, implementação, suporte e customização através do Agis Services, nosso portfólio de serviços”, agrega Dagoberto Bianchi, da Agis.
Para Marcelo Eiji Teramae, gerente Comercial e Varejo da Gertec, cada vez mais o mundo das “maquininhas de cartão” está sendo integrado às soluções de automação comercial. “A Gertec une estas duas frentes, já que possui um amplo portfólio com tecnologias como o PIN PAD, PIN PAD Bluetooth, POS, mPOS, SmartPOS para as mais variadas soluções de pagamentos, integráveis com as soluções de automação comercial com produtos como terminais de consulta de preço, teclados de automação de PDV, SAT, MF-e, impressoras térmicas de cupons, SmartPDV e Totens de autoatendimento”, conta o executivo.
Expoente do setor, a Fiserv, empresa global especializada em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros, traz uma novidade ao mercado brasileiro que segundo Rodrigo Climaco, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv, mostra o conceito do uso da IA no autoatendimento: a solução de pagamento e automação Clover. “A novidade consegue ser bastante flexível por ser personalizada e de fácil integração com o SiTef (Solução Inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos). A novidade traz facilidade e agilidade , afinal tudo fica em uma solução plug & play, adequada para todos os tamanhos e tipos de negócios. Além da Clover, a Fiserv conta com o hub de QR Code, hub de Pix e multiadquirência (prática onde as empresas são responsáveis por processarem as transações de pagamentos entre comerciantes e bandeiras de cartões)”, afirma o executivo.
Glauco Ferreira, diretor executivo da Epson, reforça que a Automação Comercial desempenha um papel estratégico na modernização do varejo. “A Epson oferece um portfólio completo para o setor, desenvolvido para otimizar a operação no varejo e aprimorar a experiência do cliente. Entre os destaques, está a impressora TM-T20X-II, que agora vem com 250mm/s de velocidade de impressão, a máquina oferece compatibilidade com os principais sistemas de pagamento do mercado. Para negócios que precisam de mobilidade sem comprometer a performance, a TM-P80II entrega impressões ágeis e de alta qualidade. Além disso, a Epson disponibiliza a TM-T88VII, com velocidade de impressão de até 500mm/s, ideal para quem não quer acumular grandes filas por conta da demora na impressão dos cupons, sem falar na impressora ColorWorks C4000, indicada para a impressão de etiquetas coloridas”, enumera o executivo.
José Barletta, da Ingenico, compartilha que a companhia tem um portfólio completo de produtos para automação em Android. “Ofertamos Pinpads, POSs, terminais de autoatendimento e caixas registradoras que facilitam o desenvolvimento de novas aplicações de forma rápida e com maior qualidade. Os dispositivos foram projetados para serem versáteis e seguros, suportando tecnologias modernas como: NFC, QR Code e PIX, ideais para ambientes de alto volume, como supermercados e lojas de varejo”, relata o executivo.
Karina Capana, da Honeywell, compartilha que atenta as tendências tecnológicas, a empresa disponibiliza a tecnologia de fala orientada por IA, Honeywell Guided Work Solutions. “A solução incorpora IA e aprendizado de máquina para ajudar a trazer maior eficiência operacional e melhores experiências de compra aos varejistas. A tecnologia permite que os funcionários de uma loja executem tarefas como atendimento de pedidos “clique e retira”, reabastecimento de prateleiras e processamento de devoluções com velocidade e eficiência”, afirma a executiva.
Por sua vez, Fabrício Habib, da ScanSource, detalha que a empresa recentemente fortaleceu a unidade de AC com uma linha completa de soluções em telas profissionais para o varejo, com o suporte para o Retail Media (mídia de varejo) das marcas LG e Samsung. “A Axis e Digifort complementam o nosso portfólio com uma linha de câmeras com IA e todas as capacidades para levar não só segurança, mas inteligência de dados para a automação comercial. Soluções completas em energia para comércios pequenos, médios e grandes são adicionados a nossa já robusta oferta de soluções para a infraestrutura do comércio, com marcas líderes de mercado como APC, Vertiv, Eaton, NHS e SMS. Temos parceria também com a Datalogic, Epson, Honeywell, Tanca, Zebra, entre outras”, enumera o executivo.
Domingos Falanga, da Datalogic, conta que a corporação possui inúmeros lançamentos em diferentes fases de desenvolvimento. “Ofertamos os leitores fixos MAGELLAN 3410 VSi e MAGELLAN 3420 OEM que já estão preparados para o Código GS1 Digital Link (chave padrão de identificação). Na linha de Coletores de Dados, temos o MEMOR 11, SKORPIO X5, de acordo com os requisitos determinados pela GS1. Isto se aplica a diversos outros produtos dos portfólios de Leitores e Coletores de Dados da Datalogic. Temos também o CODiScan – Solução de leitura de códigos de barras com mãos livres, que é um moderno scanner vestível bluetooth, que pode ser conectado a um dispositivo Android ou iOS, feito sob medida para os setores de transporte e logística, varejo e manufatura”, relata o executivo.
Como preparar a revenda para atender com excelência os clientes
As grandes corporações investem pesado em treinamento e qualificação, este é o caso da TS Shara que tem o compromisso de levar um amplo conhecimento aos parceiros. “Oferecemos treinamentos, suporte técnico especializado e temos um portfólio de soluções adaptado às necessidades do segmento de AC. Nossos parceiros contam com equipamentos de alto desempenho, além de consultoria para indicar a melhor solução energética para cada aplicação, seja para os pequenos comércios ou grandes redes varejistas”, compartilha Jamil Mouallem, da TS Shara.
A ScanSource, por exemplo, tem uma relação próxima com os principais canais de automação. “Além de levar conhecimento através dos nossos eventos, roadshows e demais encontros, temos especialistas em todas as categorias de produtos do nosso portfólio, que rotineiramente visitam os canais especializados suportando projetos de automação e o aprendizado de novas tecnologias estratégicas para o segmento”, aponta Fabricio Habib, da ScanSource.
Quem também está comprometida em capacitar os canais parceiros para atuarem de forma eficaz no setor de automação comercial é a Agis. “Oferecemos treinamentos especializados, suporte técnico dedicado e acesso a um portfólio abrangente de soluções de ponta. Nosso objetivo é garantir que nossos parceiros estejam bem preparados para atender às demandas do mercado e oferecer soluções que agreguem valor aos seus clientes”, agrega Dagoberto Bianchi, da Agis.
Essa também é a ação da Epson ao investir regularmente nos programas de capacitação, treinamentos especializados e suporte técnico dedicado. “Queremos garantir que nossos canais estejam sempre atualizados e preparados para oferecer um atendimento consultivo e altamente eficiente”, compartilha Glauco Ferreira, da Epson.
Outra expoente do setor, a Gertec prioriza a criação de ferramentas e metodologias próprias para se aproximar dos parceiros. “Nós investimos em treinamento, capacitação para ajudar os canais a alavancarem seus projetos e negócios, além, claro, de buscar a fidelização dos parceiros, com a visão de uma marca que entrega valor agregado”, agrega Marcelo Eiji Teramae, da Gertec.
Para concluir, com a ascensão da digitalização dos processos, o setor de Automação Comercial está em alta, inúmeras soluções e produtos foram produzidos e lançados recentemente, os novos portfólios trazem recursos inovadores baseados em IA e disponibilizam uma série de benefícios que impactam diretamente a experiência do cliente com maior conveniência, rapidez e personalização, por isso é fundamental, que você, revenda, participe das iniciativas de qualificação e treinamentos para ter sucesso constante nas vendas.