Como Ampliar a Autonomia do seu Nobreak

Uma das características mais importantes dos nobreaks é a autonomia, ou seja, o tempo que ele pode manter os equipamentos ligados após a queda de energia.

A maioria dos Nobreaks já vem com, pelo menos, uma bateria interna. Porém existem algumas situações em que é preciso obter 1 hora ou mais de autonomia. E neste caso, é necessário conectar baterias externas para manter seus equipamentos ligados por mais tempo.

A capacidade das baterias podem variar de acordo com o modelo (você pode checar nas especificações), mas raramente são usadas mais de duas baterias internas, pois geralmente são oferecidos modelos com engates para baterias externas.

Antes de tudo, se você já possui um Nobreak, verifique se ele tem um conector de expansão de bateria. Caso não tenha o conector, não faça adaptações, pois pode ser perigoso.

Se você vai adquirir um Nobreak, os modelos TS Shara que possuem esse conector de expansão são: UPS Soho 800VA, UPS Soho 1000VA, Compact Pro 1200VA e Compact Pro 1400VA, UPS Professional, UPS Senoidal, UPS Server, UPS Gate e todos os modelos Online Dupla Conversão.

Informações importantes:

  • Para fazer a expansão você deve conectar o cabo vermelho no polo positivo, e o cabo preto no polo negativo, no caso de nobreaks de 12V ou o cabo vermelho no polo positivo de um bateria, o cabo preto ao negativo da outra bateria e um jumper entre os polos negativo e positivo que sobraram conforme a imagem abaixo.
  • Para conectar a bateria externa, não é necessário desconectar a interna, pois o nobreak irá trabalhar com ambas as baterias.
  • Para mais detalhes, assista ao vídeo disponível no Canal da TS Shara: NOBREAK – Como conectar baterias externas?

O que devo conectar ao nobreak, bateria automotiva ou estacionária?

  • A bateria automotiva é mais barata e fácil de adquirir, mas as estacionárias são sempre mais indicadas para nobreaks, pois são de melhor qualidade. Lembrando que as baterias vão dando menos autonomia com o tempo até não funcionar mais, igual ao celular que no começo dura o dia inteiro e com o passa do tempo dura metade do dia.
  • As baterias para nobreaks têm duração média de três a cinco anos. O tempo de vida útil é baseado em vários fatores, que incluem a utilização (número de vezes que o nobreak passa para o modo de alimentação por bateria) e outras condições, como ambientais (temperatura), de armazenamento e de recarga. Por isso, seguir as recomendações do fabricante da bateria e realizar manutenções periódicas são muito importantes.

Uma pergunta frequente é: posso usar baterias maiores em nobreaks?

Uma coisa é certa, nunca se deve colocar uma bateria 12V em um nobreak 24V e vice versa.

A princípio alguns nobreaks foram desenvolvidos para comportar baterias externas e outros não, se originalmente o nobreak não tem o engate para bateria externa, não se deve fazer nenhuma adaptação técnica para colocar bateria externa. Inclusive algumas marcas de nobreak utilizam um dos polos da bateria em comum com o neutro e se você ligar esse nobreak em uma rede 220V bifásica, então um dos polos da bateria terá fase! E vai dar choque. Portanto o fabricante não dá acesso externo aos polos da bateria. Portanto, não faça adaptações técnicas para não correr risco!

Se o nobreak tem o conector para bateria externa, os fabricantes indicam a bateria máxima que pode ser conectada ao modelo adquirido e isso se dá principalmente por dois motivos:

1° Se colocar uma bateria maior que a recomendada o carregador vai demorar para carregar, e no caso de uma descarga profunda das baterias esse carregador vai ser estressado para recuperar a autonomia, permanecendo mais tempo ligado até completar a carga.

2º Um Nobreak foi pensado para ir aquecendo aos poucos e esse tempo tem uma relação com a bateria, se o fabricante limitou a bateria em 45Ah por exemplo, ele sabe que essa bateria vai durar um certo tempo e a temperatura chegará a um valor seguro, mas se a pessoa coloca uma bateria maior, esse tempo será maior e a temperatura também, podendo ocorrer uma sobretemperatura no nobreak o que diminui a vida útil e pode causar, em alguns casos, a queima do nobreak. A TS Shara recomenda baterias de até 50Ah em alguns modelos, mas em outros modelos pode-se utilizar baterias de até 240Ah. Como é o caso da linha UPS Gate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *