Como Ampliar a Autonomia do seu Nobreak

Nobreaks possuem autonomia vital após quedas de energia, determinada pelo tempo de operação sem energia. A maioria já inclui pelo menos uma bateria interna, mas para alcançar 1 hora ou mais, baterias externas são necessárias. A capacidade varia entre modelos, geralmente suportando até duas baterias internas, com engates para opções externas. Antes de expandir, verifique se o Nobreak possui conector de bateria. Adaptações sem esse conector são perigosas.

Se você vai adquirir um Nobreak, os modelos TS Shara que possuem esse conector de expansão são: UPS Compact XPro 1000VA, UPS Compact XPro 1200VA e UPS Compact XPro 1400VA, UPS Professional, UPS Senoidal, UPS Server, UPS Gate e grande parte dos modelos Online Dupla Conversão.

Informações importantes:

  • Para fazer a expansão você deve conectar o cabo vermelho no polo positivo, e o cabo preto no polo negativo. No caso de nobreaks de 12V ou o cabo vermelho no polo positivo de um bateria, o cabo preto ao negativo da outra bateria, e um jumper entre os polos negativo e positivo que sobraram, conforme a imagem abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=doPeJmHuZ68&t

 

O que devo conectar ao nobreak, bateria automotiva ou estacionária?

Que tipo de bateria devo conectar ao nobreak, automotiva ou estacionária?

  • Embora a automotiva seja mais barata e fácil de adquirir, as estacionárias são sempre mais recomendadas para nobreaks, pois têm melhor qualidade. É importante lembrar que, assim como um celular que, inicialmente, dura o dia inteiro e, ao longo do tempo, passa a durar metade do dia, as baterias para nobreaks vão perdendo autonomia até falharem. A vida útil média das baterias de nobreak é de três a cinco anos, influenciada por fatores como o uso (número de vezes que o nobreak entra no modo de alimentação por bateria) e condições ambientais (temperatura), de armazenamento e de recarga. Portanto, seguir as recomendações do fabricante da bateria e realizar manutenções periódicas são práticas essenciais.

Uma pergunta frequente é: posso usar baterias maiores em nobreaks?

Uma coisa é certa, nunca se deve colocar uma bateria 12V em um nobreak 24V e vice versa.

A princípio alguns nobreaks foram desenvolvidos para comportar baterias externas e outros não. Se originalmente o nobreak não tem o engate para bateria externa, não se deve fazer nenhuma adaptação técnica para colocar bateria externa. Inclusive algumas marcas de nobreak utilizam um dos polos da bateria em comum com o neutro, e se você ligar esse nobreak em uma rede 220V bifásica, um dos polos da bateria terá fase! E vai dar choque. Por esse motivo, o fabricante não dá acesso externo aos polos da bateria. Portanto, não faça adaptações técnicas para não correr risco!

Se o nobreak tem o conector para bateria externa, os fabricantes indicam a bateria máxima que pode ser conectada ao modelo adquirido. Isso se dá principalmente por dois motivos:

1° Se colocar uma bateria maior que a recomendada, o carregador vai demorar para carregar, e no caso de uma descarga profunda das baterias esse carregador vai ser estressado para recuperar a autonomia, permanecendo mais tempo ligado até completar a carga.

2º Um Nobreak foi pensado para ir aquecendo aos poucos e esse tempo tem uma relação com a bateria. Se o fabricante limitou a bateria em 45Ah por exemplo, ele sabe que essa bateria vai durar um certo tempo e a temperatura chegará a um valor seguro. Mas se a pessoa coloca uma bateria maior, esse tempo será maior e a temperatura também, podendo ocorrer uma sobretemperatura no nobreak o que diminui a vida útil e pode causar, em alguns casos, a queima do nobreak. A TS Shara recomenda baterias de até 50Ah em alguns modelos, mas em outros modelos pode-se utilizar baterias de até 240Ah. Como é o caso da linha UPS Gate.

31 Respostas para “Como Ampliar a Autonomia do seu Nobreak”

  1. Mike Santos

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida…

    Comprei um TS-Shara 2200Va Senoidal… eu posso ligar ao meu banco de bateria. Bateria com correntes de diferentes… por exemplo: uma bateria de 60Ah em serie com uma de 18Ah, onde o resultado final será de 24V / 39 Ah.
    Ou sou obrigado a ligar duas iguais, tipo 40 e 40 para dar 24V / 40 Ah

  2. Mike Santos

    Boa noite… Uma duvida…

    Eu uso nobreak a mais de 10 anos, o mesmo possui engate para expansão… mas quando terminou a vida útil da bateria interna, eu removi, e passei usar somente uma de maior capacidade externa…

    Exemplo: Eu tenho um TS-Shara UPS SOHO II de 800VA… ele vem com uma bateria de 12V/7A podendo expandir com uma externa de no maximo 45Ah resultando e 52Ah total.

    Pergunto… eu posso continuar a usar somente uma bateria externa de 45 Ah por exemplo. sem a necessidade de usar uma de 7 interna.

  3. Preciso de auxílio para comprar a melhor bateria para meu no-break TS Shara, o mesmo tb só tem 1 semana e quando caiu a energia ele segurou bem, mas voltou e nunca mais desligou os coolers/ventoinhas. Me venderam uma confiança grande nos produtos de vcs, mas já estou tendo um problema, preciso de ajuda p resolver os coolers e escolher a amperagem corretas das mesmas.

  4. Fernando Pedrolli Renz

    Boa tarde. Preciso de um nobreak para manter a porta em funcionamento (porta automatica). Segundo o fabricante da porta, ela consome 60W e 1,3A.
    O problema em questão não é quanto tempo ele vai ficar em funcionamento caso a porta opere na falta de energia, mas o que preciso saber é quanto tempo ele vai “aguentar” (durante a noite por exemplo – sem acionamento da porta) quando faltar energia. Quanto falta energia, a porta se abre. Se faltar energia as 3h da madrugada por exemplo o nobreak vai aguentar até as 8h quando alguem chegar no escritório?

    • Equipe TS Shara

      Entendi a questão.
      Como todo nobreak consome energia mesmo que não esteja alimentando uma carga, se faltar energia na madrugada pode ser que não tenha mais energia de manhã.
      Uma possibilidade para esse caso seria agregar bateria externa ao nobreak para garantir que mesmo que a energia falta durante a noite, de manhã ainda tenha energia para alimentar a porta.
      Os nobreaks para isso precisam ter conexão para bateria externa, Na TS Shara temos nobreaks com essa conexão a partir do Compatc XPRO 1000VA, no qual pode adquirir uma bateria e os cabos de ligação, ou o Rack de bateria que já acompanha os cabos (mas não a bateria externa).

    • Equipe TS Shara

      Primeiro – o carregador irá trabalhar forçado, por mais tempo para o qual foi projetado. Isso pode diminuir sua vida útil.
      Segundo – o nobreak foi pensado para trabalhar por um período em modo bateria que está diretamente relacionado com a bateria máxima recomendada, baterias maiores farão o nobreak trabalhar por mais tempo, podendo causar sobre aquecimento. Então ele teria que trabalhar com cargas bem menores para que isso fosse evitado. Em caso de sobreaquecimento o fusível térmico do transformador pode se queimar, o que precisar levar a uma assistências técnica para a sua substituição (lembrando que esse é um fusível interno de segurança e não estamos falando do fusível de vidro que pode ser facilmente trocado pelo usuário).

  5. Robison lima

    Olá possui um nobreak de 700va bivolt. Possuo um computador gamer que atinge 500w. Porem esse nobreak não aguenta mante-lo ligado nem mesmo 5 segundos. Abri ele e vi que possui uma bateria de 7a. Gostaria de saber se eu trocar essa bateria por uma de 9a ele passaria a suportar ligar meu computador. O mais estranho é que mesmo ligado na forca da rede o mesmo não liga meu computador. Existe alguma forma de solucionar? Obrigado

    • Equipe TS Shara

      Para um computador Gamer o nobreak precisa ser Senoidal, esse tipo de onda que serve para alimentar a fonte com PFC Ativo. Aumentar a bateria nesse caso não vai ajudar no tempo de autonomia e esse procedimento não é recomendado pois o Nobreak desse modelo não foi projetado para trabalhar com baterias maiores que 7Ah.
      Para esse uso PC Gamer recomendamos um Nobreak Senoidal a partir de 1500VA, ele tem duas baterias internas. Se quiser pode expandir para mais duas baterias externas o que aumenta muito a autonomia. Mas cuidado que esse modelo não pode ser conectado a apenas uma bateria, sempre devem ser duas baterias em série, pois ele é 24V.

    • Equipe TS Shara

      Com esse tipo de bateria você irá demorar para recarregar a bateria e nesse caso precisa deixar o nobreak com muita folga na potência, mais folga que o usual.
      Para o uso do nobreak de forma normal a bateria máxima que recomendamos são duas de 60Ah.
      Agora se estiver ciente desses fatos que vai demorar recarregar e que precisa deixar bastante folga pode usar.

  6. Boa noite!
    Primeiro agradeço pelas excelentes respostas!
    Aproveito a oportunidade para tirar outra dúvida: Se uso um carregador automotivo para carregar um banco de baterias 105 A X3 em paralelo (usando energía fotovoltaica durante o dia) e a noite conectar esse banco no nobreak para usar o computador durante a noite. E no dia seguinte, antes que descarregue todo o banco, retirar e recarregar novamente com carregador de baterias automotiva. Poderei ter algum problema apenas em usar os bancos com grande capacidade de armazenamento apenas para fornecer a energia ao TS shara e não usá-lo para recarregar o banco.
    Muito obrigado!

  7. Marcelo Ferraz

    Estou interessado em comprar um #4438 NOBREAK UPS SENOIDAL UNIVERSAL 1500VA.
    Gostaria de saber se consigo usar em conjunto com as 2 baterias internas, uma bateria externa 12v 45A , ou teria que ser 2 baterias externas?

    • Equipe TS Shara

      Externamente é obrigatório o uso de duas baterias externas, não pode ser usada apenas uma bateria, agora temos o modelo UPS Gate 1200VA, esse modelo não tem bateria interna e permite-se o uso de apenas uma bateria externa, outra opção seria o Modelo UPS PDV Senoidal, esse também permite o uso de apenas uma bateria externa.

  8. JOEL FELIPE RODRIGUES

    Comprei um nobreak 2000 VA da TSShaara.
    Tenho as baterias internas, mas gostaria de aumentar a autonomia.
    1. Quantas baterias externas sou obrigado colocar?
    2. No caso de uso de baterias, se as baterias internas deixarem de funcionar, o nobreak funciona somente com as baterias externas?
    3. Comprei o nobreak para meus computadores e impressoras. Este mesmo nobreak pode ser utilizado para acender lâmpadas se ligado ao circuito interno de iluminação do escritório ou não vai funcionar.
    4. Há algum nobreak para se utilizar especialmente em iluminação?
    5. Tenho uma rede interna de computadores, além de internet a vários compartimentos. Onde coloco o nobreak deste switch que alimenta vários roteadores com antenas como pontos da internet?
    6. Vocês tem alguma apostila para estudarmos onde podemos usar o nobreak? Podem enviar?

  9. Tenho um nobreak 1400 va mod. 4413. Posso conectar uma bateria externa de 70ah, para ter maior autonomia. Vai danificar o nobreak ou a bateria, ou só vai demorar mais para carregar.
    Outra pergunta: Posso carregar a bateria estacionaria com um carregador de bateria automotiva, ou tem algum outro carregador mais apropriado que tenha maior velocidade para carregar. Grato.

    • Equipe TS Shara

      Bom dia Célio!
      Ligar baterias maiores que as recomendadas para esse modelo de nobreak pode ter dois efeitos:
      – Demorar para recarregar a bateria e
      – Em casos de o nobreak estar com muita carga, ele aquecer além do calculado.
      -Então precisa-se usar de bom senso nestes casos, quando a pessoa sabe como fazer, mantendo o nobreak bem ventilado, isso pode até ser possível, mas estar ciente que terá uma diminuição na vida útil do nobreak.

      Agora para recarregar as baterias estacionárias, pode-se sim usar um carregador automotivo, mas não pode ser carga rápída, visto que esse tipo de recarga danifica as baterias. As baterias trazem os dados de corrente máxima inicial, essa corrente deve ser respeitada.
      Há ainda a questão do tipo de recarga
      uma recarga cíclica tem uma tensão mais alta mas o carregador deve ser desligado assim que a bateria esteja carregada,
      no caso de recarga de flutuação, o carregador pode ficar o tempo todo ligado à bateria, não tem necessidade de desligá-lo, esse é o tipo que um nobreak possui internamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *