[TESTE] Nobreak UPS Compact XPro da TS Shara

Saiba como proteger seus equipamentos

Começa a chover… Cai um raio e PUFF… Acabou a luz… De repente ela retorna de uma vez, oscila, apaga de novo… Até que estabiliza e a sua TV, seu computador ou seu videogame simplesmente não liga.

Situação chata, mas que muita gente já teve que enfrentar. Nessas horas percebemos a importância de proteger os eletrônicos em caso de oscilações de energia.

Para isso existem os nobreaks ou UPS (Uninterruptible Power Supply), que são equipamentos que funcionam como uma “bateria”, evitando que em caso de queda abrupta de energia seus dispositivos sejam desligados. Isso é especialmente importante quando ocorrem variações de tensão.

Eu recebi faz algumas semanas o novo modelo de nobreak da TS-Shara para teste, o UPS Compact XPro. Ele oferece 30 minutos de autonomia em caso de falta de energia e possui seis tomadas disponíveis para uso, o suficiente para atender a maioria das pessoas que está em home office nessa pandemia.

Tem curiosidade sobre nobreaks? Então descubra mais abaixo!

Especificações de capacidade e potência
Ele é repleto de recursos, mesmo que alguns deles os usuários não percebam: Ele é bivolt (110/220v) automático na entrada, e tem uma chave seletora para escolher a voltagem de saída das tomadas. Além disso, já tem o filtro de linha e o estabilizador de voltagem integrados.

O modelo testado tem 1400VA de potência, que – em teoria – é suficiente para um escritório comum, com computador + monitor de 15.6”. Sua autonomia declarada para o setup indicado é de cerca de 30 minutos.

É possível adicionar uma bateria externa e conectá-la ao nobreak que aumenta a autonomia, segundo a TS-Shara, para até 4h.

Tomadas e dispositivos
Na parte traseira tudo bem simples e objetivo, temos acesso a seis tomadas com tensão máxima de 10A cada, além dos conectores para a inclusão da bateria externa. Podemos ver também a saída de ar da ventoinha do equipamento, que o protege contra superaquecimentos.

Lembrando sempre que NÃO É recomendado utilizar adaptadores (os tradicionais “benjamins”) para conectar mais de um dispositivo.

Testes
Segui as recomendações do manual para a instalação: deixei o nobreak carregando por cerca de 15h. Ao ligar, sua bateria estava completa e o LED na parte superior estava aceso na cor vermelha.

Conectei meu computador desktop, monitor (de 27”) e uma impressora multifuncional nas tomadas, enquanto apenas o nobreak estava ligado à energia.

Com tudo funcionando, desconectei o nobreak da rede elétrica. Na mesma hora ele deu um longo bip e seu LED passou para a cor verde. Ou seja, estava usando o PC “na bateria”.

Continuei utilizando o computador normalmente (acessando e-mails, imprimindo alguns documentos e escrevendo no Word). Após 23 minutos, o nobreak passou a emitir um alerta sonoro progressivo que, segundo o manual, indica que a bateria está ser esgotando.

Continuei utilizando normalmente e exatos cinco minutos depois o computador “apagou”. O nobreak se desligou automaticamente (antes do término da bateria para proteger o sistema de uma “descarga total”), totalizando pouco mais de 28 minutos de autonomia.

Eu achei o resultado excelente, pois utilizei uma configuração superior ao recomendado pelo fabricante (quanto mais dispositivos, maior consumo de energia e menor a autonomia do nobreak) e o tempo é mais que suficiente para você terminar o que está fazendo, salvar seus arquivos e encerrar o sistema sem dificuldades.

Veredito
O nobreak é um equipamento essencial para a proteção de eletrônicos. Suas baterias são carregadas automaticamente enquanto a rede elétrica está normal e, em caso de queda ou oscilação, entram em operação e evitam danos ou desligamentos inesperados.

Assim ele amplia a vida útil dos dispositivos que estão conectados, ao mesmo tempo que oferece tempo hábil para que você finalize suas atividades sem a perda de dados.

O modelo UPS Compact XPro da TS-Shara é um dos melhores que já testei, sua bateria me deu tempo de sobra para desligar meus equipamentos sem dificuldades. Ele tem visual bem clean, é fácil de usar e seu manual é bem completo.

O único porém é… o PESO. Mas esse não chega a ser um problema, pois todo nobreak é muito pesado, afinal a bateria que ele possui nada mais é que uma “pilha gigante”.

Seu preço sugerido fica em torno de R$ 600, o que não chega a ser um valor exorbitante para algo que protegerá seus equipamentos e poderá evitar prejuízos muito maiores.

Ele recebe nosso selo de PRODUTO RECOMENDADO!

Publicação original: Vida Moderna https://bit.ly/3jKA0pD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *